English EN Portuguese PT Spanish ES

Judiciário do Piauí conquista Selo Linguagem Simples 2024

Foto: TJ-PI

jurinews.com.br

Compartilhe

Nesta semana, o Judiciário piauiense foi agraciado com o “Selo Linguagem Simples 2024” pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reconhecendo iniciativas que promovem o uso de linguagem acessível. Dentre os três projetos premiados, dois foram desenvolvidos pela Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI): TJPI Descomplica e Trilha de Direitos.

O corregedor-geral, desembargador Olímpio Galvão, destacou que o reconhecimento reflete os esforços da CGJ-PI em tornar a comunicação mais acessível, utilizando recursos virtuais e culturais, como repentes e cordéis, para aproximar a sociedade do Judiciário. Ele afirmou que esses projetos são fundamentais para melhorar o contato da população com o 1º Grau de jurisdição.

Além disso, o projeto Justiça Sem Dúvida, da Presidência, também recebeu o selo. Este projeto visa tornar a linguagem técnica do Judiciário mais acessível através das redes sociais.

Projetos premiados:

  • TJPI Descomplica: Utiliza recursos tecnológicos para simplificar documentos jurídicos. Com materiais didáticos e vídeos no canal do YouTube da Corregedoria, o projeto visa democratizar o acesso à informação jurídica. O coordenador Tiago Aleluia ressaltou a importância de facilitar a compreensão dos processos judiciais.
  • Trilha de Direitos: Iniciativa da juíza Uismeire Ferreira Coelho, em parceria com a CGJ-PI, que leva informações jurídicas às comunidades tradicionais da Serra da Capivara. Uismeire destacou a importância de aproximar essas comunidades do Judiciário através de diversos meios, como poemas e cartilhas.

Os projetos foram avaliados em critérios como simplificação da linguagem, brevidade nas comunicações e uso de tecnologia da informação.

Redação, com informações do TJ-PI

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.