English EN Portuguese PT Spanish ES
BASTIDORES DA ORDEM

Eleições OAB-GO: Com união histórica, Rafael Lara mostra força e liderança ao lançar chapa pela reeleição

jurinews.com.br

Compartilhe

Ao menos 3 mil advogadas e advogados goianos participaram do lançamento da chapa ‘O Compromisso Continua’, liderada pelo advogado Rafael Lara Martins, que concorre à reeleição para a Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Goiás (OAB-GO). A festa superlotou o espaço da Casa do Compromisso, em Goiânia, onde os profissionais se juntaram para celebrar o início formal da campanha.

“É um momento histórico! Estamos celebrando não só uma candidatura, mas o trabalho e a dedicação de cada um de vocês pela advocacia goiana. Estou emocionado em ver tantos colegas aqui reunidos em torno de um propósito que começou há três anos e que se fortalece a cada dia, que é unir a advocacia de Goiás”, discursou Rafael Lara.

O evento sela a aliança do presidente da OAB-GO com o ex-adversário Pedro Paulo de Medeiros, de onde emerge uma força política formidável no classismo da OAB-GO. A união de Lara, Pepê, Lúcio Flávio e Jacó Coelho no mesmo palco político tem um simbolismo de alta relevância para a campanha deste ano.

Lara chega para o pleito de novembro com os apoios de todos os ex-presidentes da Seccional goiana, um feito antes considerado impossível por conta de divergências políticas históricas, hoje superadas sob sua liderança. Também 100% das 57 subseções apoiam Rafael Lara. O grupo do Compromisso terá ao seu lado os presidentes das subseções ou seus indicados nas disputas locais.

A composição de Rafael Lara também evidencia a capacidade de unir forças antagônicas também na política tradicional. Traz, em convivência fraterna e pacífica, figuras da esquerda à direita. Exemplo ululante são os candidatos ao Conselho Federal, que reúne do progressista Pedro Paulo à advogada Ana Vitória Caiado, filha do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, expoente nacional da direita conservadora.

Todos os membros da chapa, 142 ao total, mais os indicados à Escola Superior da Advocacia (ESA), Ouvidoria e Procuradoria da OAB-GO, subiram ao palco pra serem apresentados à advocacia. Falando a Lúcio Flávio e Jacó Coelho, companheiros históricos: “Se estou aqui, é porque cheguei nos ombros de gigantes. Nada disso seria possível sem o apoio incondicional que recebi ao longo dessa jornada.”

A conformação do Compromisso, que concorre como a Chapa 1, traz além de Rafael Lara o advogado Thales Jayme na Vice, Talita Hayasaki na Secretária-Geral, Thaís Sena na Secretária-Geral Adjunta e David Soares na Tesouraria. Para a Diretoria da Casag concorrem Eduardo Cardoso Jr. (Presidência), Larissa Bareato (Vice), Chríssia Bandim (Secretaria-Geral), Ivan Trindade (Secretaria-Geral Adjunta) e Rodrigo Guedes (Tesouraria).

Concorrem ao Conselho Federal, além de Pedro Paulo e Ana Vitória, Marcos César Gonçalves de Oliveira, Ariana Garcia, Wandir Allan e Thaís Inácia de Castro.

BALANÇO DA GESTÃO

O presidente da OAB-GO foi o único a discursar. Fez um breve balanço da gestão, enfocando a regionalização da Procuradoria de Prerrogativas e a institucionalização da maior comissão de Direitos e Prerrogativas da história da OAB-GO: “Representar mais de 50 mil advogados e advogadas foi o maior desafio da minha vida, mas também a maior honra. Dediquei todos os dias à advocacia goiana, buscando levar a nossa voz, nossa força, e nossas conquistas a todos os cantos deste Estado.”

Em atenção à jovem advocacia, Lara lembrou da criação da Incubadora de Novos Escritórios, consultoria para que novos advogados aprimorem a gestão de escritórios. Também mencionou o Projeto Mentoria, que promove a conexão entre jovens advogados e profissionais consolidados. “Cuidar da nossa jovem advocacia é garantir o futuro da nossa profissão. Com projetos como a Incubadora e a Mentoria, estamos criando as bases para que essa nova geração possa crescer com o apoio e a orientação dos que já trilharam esse caminho”, disse Lara.

Sobre infraestrutura, o presidente destacou a inauguração de salas de apoio no Complexo Prisional e no Fórum Cível de Goiânia, além de 70 intervenções estruturais em sedes e salas de apoio. Enfatizou a criação da Ouvidoria da Mulher e a implantação do aplicativo Ordem. Ele também comemorou o maior pagamento de honorários dativos da história, ultrapassando R$ 48 milhões.

“Temos orgulho de ter modernizado nossa estrutura, levando suporte aos advogados onde eles mais precisam. E quando falamos de honorários, celebramos o respeito à nossa advocacia. Não há honra maior do que garantir o pagamento justo pelo trabalho de nossos colegas”, afirmou, fazendo referência aos presidentes e candidatos às subseções presentes ao evento.

Neste momento, Lara fez questão de celebrar o apoio dos atuais presidentes das 57 subseções e de 100% dos ex-presidentes da OAB-GO. “O apoio de todos vocês é a prova de que estamos no caminho certo. A união de nossa advocacia mostra que, juntos, somos imbatíveis.”

NOVOS COMPROMISSOS

Enfocando a plataforma d´O Compromisso Continua, Lara destacou o Projeto Inova OAB, que pretende transformar a seccional goiana em uma referência nacional em inovação e tecnologia. Também a proposta de dar amplo apoio a startups jurídicas e aos cursos de inteligência artificial, além da criação da Escola de Negócios para Advogados. Ele propôs, ainda, a expansão dos projetos de Mentoria e da Incubadora.

“Nosso futuro está na inovação. Com o Projeto Inova OAB, queremos não só acompanhar, mas liderar as transformações tecnológicas que impactam a advocacia. Vamos preparar nossa classe para os desafios do amanhã.”

Na área de direitos e prerrogativas, se eleita, a nova gestão pretende instituir plantões presenciais nas centrais de flagrantes, delegacias e fóruns, além de realizar anualmente audiências públicas sobre as prerrogativas da advocacia.

Para a advocacia dativa, a ambição é zerar a fila de recebimentos, hoje com cerca de dois anos, para garantir o pagamento em no máximo 12 meses após o protocolo do trânsito em julgado. Outra direção para os dativos é a remuneração on cirso do processo, e não mais exclusivamente após o trânsito em julgado. Lara mencionou também que pretende instituir um desconto para abertura de sociedades de advogados jovens. E falou que sua gestão pretende envidar esforços para viabilizar financeiramente a construção de nova sede da OAB-GO, em terreno doado pela Prefeitura de Goiânia no Park Lozandes.

No encerramento, Rafael Lara reforçou a importância de manter o compromisso com a advocacia goiana, destacando o foco nas próximas etapas e a defesa do legado construído no último triênio.

“O compromisso que assumimos há três anos não acaba hoje. Pelo contrário, ele se fortalece. Nosso trabalho incansável é o que faz com que a advocacia goiana continue avançando. Sabemos dos desafios que estão por vir, mas também estamos certos de que nossas conquistas só crescerão. O que já construímos é um legado que precisa ser preservado e ampliado. Seguimos juntos, sempre comprometidos em fazer mais e melhor pela advocacia.”

“Vamos continuar avançando, sem deixar ninguém para trás. Nossa advocacia não pode ficar em panelas, e no nosso foguete, contrariando o ditado e até a SpaceX, não existe ré! Vamos em frente, juntos, por uma OAB cada vez mais forte.”

Este ano, as eleições para a OAB-GO ocorrem de forma inteiramente on-line no dia 19 de novembro.


Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.