English EN Portuguese PT Spanish ES

Ministro Gilmar Mendes lança segunda edição de livro sobre controle de constitucionalidade

Foto: Fellipe Sampaio/STF

jurinews.com.br

Compartilhe

Decano do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Gilmar Mendes lançou nesta quarta-feira (16) a segunda edição do livro “Controle de constitucionalidade: aspectos jurídicos e políticos”, considerado um marco no estudo do tema no Brasil.

A cerimônia foi realizada na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, no STF, e contou com a presença dos também ministros Luís Roberto Barroso, presidente da Corte; Edson Fachin, vice-presidente do STF; Cármen Lúcia; Dias Toffoli; Alexandre de Moraes; Cristiano Zanin; e Flávio Dino. Além deles, estiveram presentes ainda o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o advogado-geral da União, Jorge Messias, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o ministro aposentado do STF Ayres Britto.

Na abertura do evento, Gilmar Mendes agradeceu a presença dos colegas de Corte, amigos e familiares. Ele se disse feliz pelo lançamento da nova edição. “Este exemplar me reconecta com o início da minha trajetória profissional, um tempo de confiança inabalável nas possibilidades do regime democrático e do governo”, afirmou.

Já no fim do discurso, o ministro se emocionou ao lembrar de um amigo que foi importante para a concretização da obra, ainda em 1990. “No livro faço uma dedicatória à memória de um grande amigo, dos tempos do Itamaraty, Mário Lúcio, que era uma figura extremamente interessante e ensinava a todos, mas infelizmente faleceu em um trágico acidente.”

O presidente Luís Roberto Barroso parabenizou o ministro Gilmar Mendes. “O livro marcou a história do controle de constitucionalidade, assim como o próprio Gilmar Mendes marcou a história do controle de constitucionalidade, sobretudo na parte procedimental. É uma alegria ver este grupo de pessoas aqui, que hoje homenageia um dos doutrinadores mais importantes do direito constitucional brasileiro”, celebrou.

OBRA
No livro, o ministro Gilmar Mendes realiza uma análise minuciosa do modelo brasileiro de controle de constitucionalidade, com a definição de um panorama completo do tema à época da promulgação da Constituição Federal de 1988. Com base na premissa de Hans Kelsen, jurista e filósofo austríaco, defende que a eficácia normativa da Constituição depende das formas processuais que disciplinam o controle.

Publicada em 1990, a obra é resultado da dissertação de mestrado do decano na Universidade de Brasília (UnB) e se aprofunda na análise do fenômeno da inconstitucionalidade das leis e dos atos normativos. No livro, o ministro identifica ainda os principais desafios do sistema brasileiro, com a antecipação de soluções que só foram adotadas anos depois, tanto pela jurisprudência do STF quanto pelo Legislativo no Congresso Nacional.

Com informações do STF.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.