English EN Portuguese PT Spanish ES

Ministro Ribeiro Dantas faz homenagem ao Dia do Nordestino em sessão do STJ

jurinews.com.br

Compartilhe

Durante uma sessão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Ministro Ribeiro Dantas, natural de Natal (RN) iniciou seu voto celebrando o Dia do Nordestino, destacando a relação singular entre o povo do sertão e a chuva. Ele compartilhou a alegria pessoal de ter recebido a primeira chuva em sua casa em Brasília após cinco meses de seca.

“A relação dos sertanejos com a chuva é muito singular. É uma relação de desejo e prazer, uma relação de alegria e contentamento, uma relação de júbilo e maravilhamento, uma relação emotiva, sensível, estética e uma relação afetiva e até mística”, disse o ministro ao citar o pensamento do professor Durval Muniz de Albuquerque sobre a cultura nordestina.

Ribeiro Dantas também mencionou o escritor Euclides da Cunha, reforçando a imagem de resiliência dos nordestinos. “Euclides da Cunha dizia que o sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não é como os mestiços, neurastênicos do litoral. Eu sou um dos mestiços neurastênicos do litoral, então eu fico um pouco neurastênico”, brincou o ministro, destacando sua origem litorânea e a saudade da chuva.

O ministro finalizou sua fala com um tom de celebração e orgulho. “Hoje, para mim, é um dia de muita alegria, de muita felicidade”, afirmou Ribeiro Dantas, sendo parabenizado pelos colegas da Corte.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.