English EN Portuguese PT Spanish ES
BASTIDORES DA ORDEM

Eleições OAB-GO: Rafael Lara registra a chapa ‘O Compromisso Continua’ para concorrer à reeleição

jurinews.com.br

Compartilhe

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara Martins, registrou nesta segunda-feira (7) a chapa ‘O Compromisso Continua’, com a qual disputará a reeleição. O número 1 foi escolhido no ato do registro. As eleições da entidade para o triênio 2025-2027 serão realizadas no dia 19 de novembro de 2024, das 09h às 17h, de forma totalmente on-line, pela primeira vez em 93 anos de história da Seccional.

O novo modelo de eleição foi idealizado pelo atual presidente da OAB-GO, em parceria com o Conselho Federal da OAB, desde o início de sua gestão, em 2022. Atento às novas realidades, a gestão de Lara valorizou iniciativas de modernidade, desenvolvimento e união da advocacia.

Com base nesta união, a chapa inclui o advogado criminalista Pedro Paulo de Medeiros, que concorre a uma cadeira no Conselho Federal, marcando um novo ciclo na política classista da seccional goiana. A nova formação da chapa é fruto de meses de articulações e conversas entre Rafael Lara e adversários de eleições anteriores, com o objetivo de unir a advocacia para enfrentar os desafios contemporâneos da categoria.

“Estamos iniciando uma nova era para a advocacia de Goiás, com a formação de um novo grupo de líderes que, superando divergências do passado, se unem para enfrentar os grandes desafios que os tempos atuais impõem aos advogados e advogadas de Goiás e do Brasil”, afirma Lara.

A chapa O Compromisso Continua busca avançar nas conquistas já obtidas, especialmente na defesa das prerrogativas. A gestão atual apostou na regionalização para fortalecer o sistema de apoio à advocacia, principalmente no interior do Estado, com a nomeação de subprocuradores especializados em cinco regiões estratégicas, abrangendo todo o Estado de Goiás.

Um dos pilares da gestão é a “advocacia bem representada”, com a OAB presente em todos os casos de violação das prerrogativas. Lara destaca que, onde houver essa violação, a OAB estará pronta para agir.

Para garantir ainda mais defesa, foi implementada a maior e mais bem estruturada comissão de direitos e prerrogativas da história da OAB-GO, com uma organização pioneira que conta com vice-presidências temáticas, permitindo um acompanhamento especializado e profundo de cada área de atuação da advocacia.

Outro objetivo da chapa é ampliar os esforços para dotar a advocacia, especialmente os recém-formados, de ferramentas para o empreendedorismo. A gestão atual criou o programa Incubadora de Novos Escritórios, em parceria com o Sebrae, para qualificar jovens advogados na gestão de seus próprios negócios. Além disso, o projeto Mentoria que conecta advogados em início de carreira com profissionais experientes. Ambos com duas edições já executadas.

A gestão de Lara também foi marcada por mais de 70 intervenções estruturais nas sedes das subseções, nos parlatórios e nas salas de apoio, modernizando e ampliando esses espaços para proporcionar melhores condições de trabalho à advocacia.

“O processo eletrônico e as tecnologias de comunicação eliminaram a necessidade de manter um espaço físico permanente, o que é custoso para muitos advogados, principalmente os que estão começando. Com os escritórios compartilhados nas sedes da OAB-GO, oferecemos uma ferramenta útil, confortável e acessível. O espaço é deles, para que possam convidar seus clientes ao ‘Meu (Seu) Escritório’ sempre que precisarem”, acrescenta Lara.

As salas para advocacia também foram inauguradas no Complexo Prisional, bem como no Fórum Cível de Goiânia, com rampa de acesso, garantindo dignidade no acesso da classe. Entre os futuros projetos, destaca-se a construção da Sala de Estado Maior.

A gestão de Lara também implementou diversas iniciativas para modernizar a advocacia, como o lançamento do aplicativo Ordem, que oferece funcionalidades como consulta de processos e serviços da OAB, CASAG e ESA, permitindo que a advocacia tenha os serviços da OAB na palma de suas mãos.

Entre os marcos históricos alcançados está o pagamento recorde de R$ 48 milhões em honorários para advogados dativos e a aprovação da lei que adia o pagamento de custas judiciais para o final do processo, uma pauta pendente desde 1948.

Avanços também foram alcançados nas comarcas de Aparecida de Goiânia e Anápolis, com níveis elevados de entradas finais, e em 15 cidades contempladas com entrância intermediária. Além disso, através de um pedido da Seccional, as sustentações orais no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) podem ser feitas presencialmente ou virtualmente, conforme a escolha do advogado.

Houve também o aumento do teto das Requisições de Pequeno Valor (RPV) de 20 para 40 salários mínimos e a redução do prazo para a expedição de alvarás de 90 para 15 dias.

Um dos destaques da proposta da chapa é o reforço do protagonismo da OAB-GO em temas relacionados à representação da advocacia e à defesa da sociedade. Ações como mutirões jurídicos em comunidades carentes, palestras de cidadania em escolas, e a defesa dos direitos da sociedade, por meio de ações diretas de inconstitucionalidade e representações, foram exemplos desse compromisso já efetivado na atual gestão.

A Caixa de Assistência dos Advogados (Casag) também se destacou, com a inauguração de um laboratório no Centro de Excelência, atendendo até 100 pessoas por dia, a consolidação dos planos de saúde Casag Saúde e Casag Salut, e as amplas reformas no Centro de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) de Aparecida de Goiânia e Anápolis. Foram firmados 109 convênios em Goiânia e 385 convênios no interior, abrangendo todas as subseções.

A Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO) organizou 1.650 cursos e eventos entre janeiro de 2022 e setembro de 2024, oferecendo mais de 8.076,30 horas de qualificação e emitindo 61.665 certificados.

O compromisso da OAB-GO, Casag e ESA-GO permanece firme na defesa das prerrogativas, no acolhimento e na qualificação da advocacia em todo o estado de Goiás.

“Já provamos que fazemos parte de uma gestão e política baseada no diálogo – um diálogo que só é possível pela união de toda a advocacia. As nossas conquistas são fruto do trabalho dedicado do nosso Conselho Seccional, das diretorias da OAB, CASAG e ESA, das 57 subseções, e dos mais de 12 mil membros e diretores voluntários de mais de 90 comissões ativas. Agora, queremos trazer ainda mais pessoas dispostas a trabalhar pelo bem da advocacia goiana”, conclui Lara.

A Carta Programa do novo grupo, ainda em construção, terá ênfase em temas caros à advocacia. O destaque deve ficar para a eliminação da fila de pagamento dos honorários dativos e a definição de que, a partir de então, os compromissos sejam resgatados em até 12 meses após o trânsito em julgado. Também exigir que o governo estadual reajuste a unidade de honorários dativos (UHD) E, uma evolução da Incubadora de Novos Escritórios, a criação da Escola de Negócios da OAB Goiás, também em parceria com o Sebrae.

Candidatos (as) à Diretoria da OAB pela chapa Compromisso:

Rafael Lara Martins | Presidente
Thales José Jayme | Vice-presidente
Talita Silvério Hayasaki | Secretária-geral
Thaís Sena de Castro | Secretária-geral adjunta
David Soares da Costa Júnior | Diretor-tesoureiro

Candidatos (as) ao Conselho Seccional da OAB pela chapa Compromisso:

Adriano Naves Teixeira
Alessandra Leite da Silva
Alex Augusto Vaz Rodrigues
Alexandre de Abreu e Silva
Alexandre Ramos Caiado
Aline da Silva Gonçalves
Amanda Souto Baliza
Ana Cristina de Souza Dias
Ana Heloisa L. de Lima Jacintho
Ana Karla Matias de Andrade
André Luiz Abrão Junior
André Sousa Carneiro
Andreia Sartório Messora
Andressa Rodrigues Pereira
Anielle Cristine de Paula Izarias
Anna Carolina Bastos
Anna Vicenza Carramaschi Ribeiro
Antônia Samara Lima Mendes
Antônio Carlos da Silva Barbosa
Arcênio Pires da Silveira
Arinilson Gonçalves Mariano
Auro Borges de Almeida Jayme
Bárbara Queiroz de Melo Alencar
Benedito Torres Junior
Bruna Andressa Buzinhani Araújo
Bruna Pereira Borges de Miranda
Bruna Vani Bonifácio
Camila Diniz Cardoso
Carla Sahium Traboulsi
Carlos Alves Cruvinel de Lima
Carlos André Pereira Nunes
Carlos Leonardo Pereira Segurado
Cícero Goulart de Assis
Cláudio Mariano Peixoto Dias
Cristhianne Miranda Pessoa
Daniel Augusto Pereira Netto
Daniel Santos Netto
Danielle Fernandes Limirio
Danilo dos Santos Vasconcelos
Deborah Alves de Castro
Denner Douglas Gomes Clemente
Dimas Rosa Resende Júnior
Diogo Araújo Alves
Eder Pórfiro Muniz
Edith Costa Antunes Machado
Eléia Alvim Barbosa
Emília Maria Amin de Carvalho
Esther Sanches Pitaluga
Eudis Filipi Novaes Ribeiro
Fabiana Vargas Gadia Accioly
Fernanda Pimenta Dourado França
Flávia Gonçalves Coelho
Flávia Poliana Alves
Flávio Buonaduce Borges
Frederico Alves
George Alexander Neri de Carvalho
Gleidson Rocha Teles
Gustavo Nogueira Filho
Haroldo Ferraz Araújo
Hebert Batista Alves
Henrique Esteves Alves Ferreira
Igor Matheus Rodrigues de Sousa Rezende
Isadora Costa Correa Carneiro
Isonel Bruno da Silveira Neto
Jordanna Rodrigues Araújo
José Andrade Ribeilima
José Antônio Domingues da Silva
Juberto Ramos Jubé
Juliana Lourenço de Oliveira
Kátia Regina do Prado Faria
Kowalsky do Carmo Costa Ribeiro
Laura Ferreira Alves de Carvalho
Laura Heloisa Reis Landin
Leidiany Alves Reis Vitor
Letícia Brandão Lobo
Louise Ramiro da Costa
Lourival de Moraes Fonseca Júnior
Luís Alberto Ferreira
Maria Aparecida Oliveira Martins
Mariluci Souza Bueno
Marion Cristina Lopes Leão Ribeiro
Marllus Augusto Bittencourt dos Santos
Marlos de Andrade Chizoti
Mateus Gonçalves de Abreu
Matheus de Oliveira Costa
Milena Suze Fernandes Abrão
Mirelle Gonsalez Maciel
Mônica Araújo de Moura Jordão
Murilo Guedes Chaves
Natasha Palma Garcia
Nathalya Nogueira da Cunha
Nilson Ribeiro dos Santos
Pâmmella Cândido de Amorim Pimentel
Paola Belle Pimentel de Castro
Patrícia Soares Lousa
Paula Alexandrina Vale de Medeiros
Paula Faids Carneiro Souza Sales
Pollyanna de Araújo Fleury
Ponciano Martins Souto
Rafael Pinho de Oliveira
Rafaella Barbosa Coelho Peixoto
Reginaldo Ferreira Adorno Filho
Regis Davidson Gonçalves Schmidlin
Rodrigo de Souza Magalhães
Rogério Rodrigues Rocha
Rômulo Wilson Sebba Ferreira
Samuel Balduíno Pires da Silva
Sara Mendes
Sergio Murilo Inocente Messias
Simon Riemann Costa e Silva
Simone Rodrigues de Souza
Suelen Garcia de Paula
Suelma Oliveira Elias
Tatiana Accioly Fayad
Tatiana Givisiez von Kriiger
Thanilla de Oliveira Silva
Thawane Larissa Silva
Tomaz Aquino da Silva Júnior
Uigvan Pereira Duarte Filho
Walter Jose de Souza Neto
Woshington Luiz dos Reis

Candidatos (as) ao Conselho Federal por Goiás pela chapa Compromisso:

Anna Vitória Gomes Caiado
Ariana Garcia do Nascimento Teles
Marcos César Gonçalves de Oliveira
Pedro Paulo Guerra de Medeiros
Thaís Inácia de Castro
Wandir Allan de Oliveira

Candidatos(as) à Casag pela chapa Compromisso:

Eduardo Cardoso Jr | Presidente
Larissa Junqueira Reis Bareato | Vice-presidente
Chrissia Pereira Bandim | Secretária-geral
Ivan Gustavo Junio Santos Trindade | Secretário-geral adjunto
Rodrigo de Moura Guedes | Diretor- tesoureiro
Rayenne Cristina Vieira e Silva | Diretora-adjunta
Valéria Lúcia Rodrigues Pires | Diretora para a Advocacia Sênior
Vanessa Fernandes Tobias | Diretora para a Advocacia Jovem
Victor Gustavo Lobo Cortes Amado | Diretor de Esportes
Willer Carlos Lourenço Oliveira | Diretor para Subseções

Representante da Ouvidoria na OAB pela chapa Compromisso:

Layla Oliveira Gomes | Ouvidora-geral

Representantes da ESA-GO pela chapa Compromisso:

Rodrigo Lustosa Victor | Diretor-presidente
Margareth de Freitas Silva | Vice-presidente Executiva
Dyellber Fernando de Oliveira Araújo | Vice-presidente Acadêmico
Diego Vilela | Vice-presidente de subseções
Amanda Alves | Diretora-adjunta
Gustavo Henrique Mota | Diretor-adjunto
Mariana Dias | Diretora-adjunta
Marina Almeida de Morais | Diretora-adjunta
Thainá Oliveira Curado Pucci | Diretora-adjunta
Thiago Ferreira | Diretor-adjunto

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.