A advocacia brasileira começa a se preparar para as eleições do Sistema OAB, que serão realizadas durante a segunda quinzena de novembro em datas específicas definidas por cada Seccional.
A campanha nos estados terá início para valer a partir dos primeiros dias de outubro com o lançamento do edital e registro das chapas de situação e oposição que vão postular o comando das Seccionais.
As eleições 2024 da OAB trazem como novidade o aumento do número de estados que decidiram realizar o pleito de forma virtual, utilizando uma plataforma online de votação credenciada pelo Conselho Federal da OAB.
Até o momento, 15 Seccionais já confirmaram que vão realizar as eleições na modalidade virtual. Nas últimas eleições, em 2021, o sistema online foi utilizado com êxito em apenas 5 Seccionais.
Advogadas e advogados não precisarão mais se deslocar e poderão exercer o direito a voto pela internet nos estados de Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Goiás e Santa Catarina.
A expectativa é de diminuir a boca de urna nesses estados no dia das eleições, evitando assim o assédio eleitoral aos profissionais no local de votação, além de reduzir a abstenção ao posssibilitar que mais advogados possam escolher seus próximos representantes já que poderão votar de onde estiverem.
Com isso, as eleições virtuais deverão ter efetivamente uma maior participação da classe e vão trazer economia aos cofres das Seccionais diante de custos bem menores quando se compara com as eleições presenciais. É um caminho sem volta a realização de pleito virtual em todo o Sistema OAB.
MINAS ABRIRÁ CALENDÁRIO ELEITORAL
Minas Gerais será o primeiro estado a realizar as eleições que vão ocorrer no dia 17 de novembro. A Seccional mineira vai realizar, pela primeira vez, o pleito em um domingo e também de forma virtual.
O calendário completo com as datas das eleições nos estados será divulgado em breve.