English EN Portuguese PT Spanish ES

Justiça condena cientistas por desmentirem nutricionista sobre causas da diabetes

jurinews.com.br

Compartilhe

A Justiça de São Paulo condenou as cientistas Ana Bonassa e Laura Marise, responsáveis pelo portal “Nunca Vi 1 Cientista”, por criticarem publicamente um nutricionista que afirmou que a diabetes era causada por vermes.

A sentença foi proferida no último dia 4 de setembro pela juíza Larissa Boni Valieris, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível, que determinou a remoção do conteúdo publicado pelas cientistas e o pagamento de R$ 1000 por danos morais.

O caso teve início após as cientistas divulgarem um vídeo rebatendo a postagem do nutricionista, apontando que a alegação não tinha respaldo científico. No entanto, a Justiça considerou que o compartilhamento do perfil público do nutricionista no vídeo expôs o profissional a “vergonha e tristeza”, o que motivou a condenação.

A decisão ainda impõe uma multa diária de R$ 100 em caso de descumprimento da ordem de remoção do conteúdo.

Em sua defesa, Ana Bonassa e Laura Marise explicaram que o vídeo foi publicado para alertar sobre os riscos de tratamentos sem comprovação científica. Elas afirmaram que o nutricionista vendia “protocolos para desparasitação”, que, segundo ele, seriam capazes de curar a diabetes, o que motivou a resposta pública.

“As informações estavam em um perfil público, e nosso objetivo era alertar os seguidores sobre os perigos de abandonar tratamentos comprovados para seguir protocolos sem respaldo”, declarou Ana Bonassa.

Redação, com informações do Diário do Nordeste

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.