English EN Portuguese PT Spanish ES

TCU aprova proposta que proíbe servidores do tribunal de exercerem advocacia privada

jurinews.com.br

Compartilhe

Nesta quarta-feira (11), o plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou por unanimidade uma minuta de projeto de lei que proíbe servidores do tribunal de exercerem advocacia privada. O projeto, que será encaminhado à Câmara dos Deputados, visa preservar a integridade e imparcialidade do TCU, protegendo informações privilegiadas e evitando possíveis conflitos de interesse. A iniciativa foi apresentada pelo presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, que destacou a importância de reforçar os mecanismos de controle.

O projeto de lei surgiu após um levantamento realizado pelo ministro enquanto ocupava o cargo de corregedor do órgão, revelando limitações na integridade dos dados e dificuldades no diagnóstico sobre o tema. Atualmente, os servidores do TCU já são proibidos de advogar contra a Fazenda Pública, conforme o Estatuto da Advocacia, mas a proposta visa ampliar essa restrição, vedando a advocacia privada, exceto em casos de advocacia em causa própria, desde que os servidores possuam inscrição especial na OAB.

Além de enviar o PL à Câmara, o ministro Bruno Dantas propôs formalizar a iniciativa junto ao Conselho Federal da OAB, com o objetivo de fomentar o debate sobre possíveis ajustes no Estatuto da Advocacia. Isso visa alinhar as normas profissionais dos servidores públicos com as novas diretrizes propostas no projeto de lei.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.