English EN Portuguese PT Spanish ES

Estudo revela que homens são maioria dos autores de projetos que retrocedem inclusão de minorias na política

jurinews.com.br

Compartilhe

Um levantamento da FGV Direito Rio analisou os Projetos de Lei (PLs) e Propostas de Emenda Constitucional (PECs) relacionados à participação de mulheres e pessoas negras na política. O estudo mostrou que, apesar de uma distribuição quase equitativa entre homens (54,5%) e mulheres (45,5%) na autoria das propostas, os parlamentares homens são responsáveis pela maioria das iniciativas que buscam retroceder as regras de incentivo à inclusão de minorias.

Coordenado por Yasmin Curzi, professora da FGV Direito Rio, o estudo identificou que a resistência em ampliar ou manter as atuais normas de participação é mais frequente entre homens, refletindo o machismo e racismo estruturais na política brasileira. Dos 109 projetos analisados, 88 eram de autoria parlamentar, com 48 propostas apresentadas por homens e 40 por mulheres.

O levantamento também destacou que, enquanto as mulheres lideram as propostas que visam ampliar as regras de inclusão, os homens são majoritários entre os que propõem o retrocesso, com 15 propostas contra 4 de autoria feminina.

A pesquisa da FGV Direito Rio traz à tona as dinâmicas de poder e os desafios enfrentados para alcançar uma representação política mais igualitária no Brasil, ressaltando a necessidade de uma vigilância contínua sobre as legislações que podem impactar negativamente a inclusão de minorias.

Redação, com informações do Rota

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.