English EN Portuguese PT Spanish ES

TRF-1 mantém exclusão de candidato em concurso por erro na aplicação das provas

jurinews.com.br

Compartilhe

A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) decidiu manter a sentença que negou o pedido de um candidato ao cargo de Analista Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para continuar no concurso.

O candidato foi eliminado devido a um erro na aplicação das provas, que foram diferentes das destinadas ao cargo almejado.

O candidato solicitou ao Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e ao Ibama que lhe fossem atribuídos os pontos integrais das questões da prova de Analista Administrativo, um cargo diferente, ou, alternativamente, a pontuação mínima necessária para prosseguir no certame.

A relatora, desembargadora federal Kátia Balbino, destacou que a apelação é juridicamente inviável, pois o Poder Judiciário não pode interferir nos critérios de avaliação estabelecidos pelas bancas examinadoras. “Não há como o Judiciário atribuir pontuação aleatória nas provas objetivas e discursiva para que o autor possa prosseguir no concurso,” afirmou a relatora.

A magistrada concluiu que a exclusão do candidato foi causada por um erro administrativo e não pela reprovação nas provas. Além disso, a reintegração ao concurso não é viável, pois o evento está encerrado e a aplicação de novas provas representaria uma vantagem indevida.

A decisão foi unânime.

Redação, com informações do TRF-1

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.