Na noite desta quarta-feira (31), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) realizou a cerimônia de entrega da Medalha Esperança Garcia 2024, homenageando três destacadas personalidades pela sua contribuição na luta pela equidade racial e combate ao racismo: Carmem Virgínia, Mariana Melo e Roseli Pankararu. O evento aconteceu no auditório da OAB-PE e foi organizado pela Comissão de Igualdade Racial (CIR) e pela Comissão Especial da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil (CEVENB), com apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Abayomi Juristas Negras e Ciranda das Pretas.
Além das três homenageadas, outras 31 mulheres receberam votos de aplausos por sua representatividade e trabalho na luta contra o racismo. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, que enfatizou a importância da luta pela equidade racial e destacou as iniciativas da sua gestão para garantir representatividade negra em todos os cargos da instituição.
A vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, uma das homenageadas, reforçou a importância da igualdade racial e a presença de mulheres negras em cargos de liderança. “Por um mundo mais justo. Por mulheres negras fazendo justiça de cargo de liderança”, declarou.
Manoela Alves, secretária-geral adjunta da OAB-PE, exaltou Esperança Garcia como símbolo na luta pela equidade racial, agradecendo a parceria e a força das companheiras presentes na luta.
Homenageadas com Votos de Aplausos
Adriana Caribé Bezerra Cavalcanti
Ana Paula Azevedo
Ana Rosa Falcão
Aneide Maria de Santana
Anne Cristine Silva Cabral
Antonella Bruna Machado Torres Galindo
Bianka Cavalcanti de Carvalho
Carmela Lília Esposito de Alencar Fernandes
Carmem Cassimiro
Daniele Freire Rodrigues Pereira
Danielle Gondim Portela
Elaine Cristina da Silva
Espedita Maria dos Santos Souza
Ingrid Zanella Andrade Campos
Isabela Lessa de Azevedo Pinto Ribeiro
Juliane de Lima Barros
Jussiara de Souza Leal
Maria Bernadete Lopes da Silva Aymar
Maria Claudia Tavares Pessoa
Maria Edna de Andrade
Maria Elizângela do Nascimento
Maristela Niz
Nathalia Silva de Andrade
Patrícia Maria de Oliveira
Priscilla de Melo Brennand
Renata Berenguer de Queiroz
Regina Célia Barbosa
Roberta Nunes de Sousa
Robeyoncé Lima
Sté Vilela dos Santos Souza
Vilma Piedade
Esperança Garcia: Símbolo de Resistência e Justiça
Esperança Garcia, reconhecida pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB) como a primeira advogada brasileira, é a inspiração por trás da medalha que leva seu nome. Negra, mãe e escravizada, ela escreveu uma carta em 6 de setembro de 1770, endereçada ao governador da capitania do Piauí, relatando as violências que ela, suas companheiras e filhos sofriam na fazenda de Algodões, em Oeiras. A coragem e determinação de Esperança Garcia são lembradas e celebradas através dessa homenagem, simbolizando a luta contínua pela igualdade e justiça.
Presenças Ilustres
Entre os presentes na cerimônia, destacaram-se as presidentes da CIR e da CEVENB, Débora Vanessa Gonçalves Batista e Chiara Michelle Ramos Moura da Silva, respectivamente; o ex-presidente da OAB-PE, Jorge Neves; o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-PE, Nelson Barbosa; o vice-presidente e o diretor da CAAPE, Max Maciel e Diogo Ramos; e o presidente da Comissão de Direito da Cannabis Medicinal, Sérgio Urt. A cerimônia também contou com uma apresentação cultural de Lucas dos Prazeres, mestre de cultura popular.
A entrega da Medalha Esperança Garcia 2024 reforça o compromisso da OAB-PE com a equidade racial e o combate ao racismo, celebrando a dedicação e os esforços de mulheres que lutam por uma sociedade mais justa e igualitária.