Autor da resolução que regulamenta o portal de transparência da OAB-RN, o advogado Canindé Alves, ex-conselheiro seccional, lembrou em seu perfil no Istagram que a Resolução nº08/2018 “nunca foi implementada”.
Mesmo entrando em vigor no apagar das luzes da gestão anterior, em 19 de novembro de 2018, a atual gestão da OAB-RN, comandada por Aldo Medeiros desde janeiro de 2019 ainda não implementou o portal de transparência conforme previsto na resolução para controle e acompanhamento de todas as despesas e receitas da Seccional potiguar e da Caixa de Assistência dos Advogados.
“Isso mostra a falta de prioridade na transparência da gestão. A informação é um fator essencial para o controle social sobre a atuação de seus representantes”, lamenta Canindé Alves.
A lembrança do ex-conselheiro sobre a resolução que após quase três anos ainda não se tornou realidade revela o obscurantismo que tomou conta da OAB-RN, no momento em que a instituição é alvo de uma investigação interna para apurar possíveis desvios de recursos e da destinação dos valores das anuidades.
Enquete da JuriNews mostrou que a falta de transparência na atual gestão da OAB-RN têm a ampla discordância dos advogados.