English EN Portuguese PT Spanish ES

Rodrigo Pacheco volta a defender mandatos para ministros do STF: ‘projeto de país para o futuro’

jurinews.com.br

Compartilhe

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), voltou a defender a imposição de um mandato para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A afirmação foi feita durante sua participação no 19º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

“É uma ideia que eu acho muito honesta de discutir, que é mandato para ministros do Supremo Tribunal Federal como outros tantos países têm. Portugal, Itália e diversos outros países adotam mandato de 12 ou 16 anos para ministro do STF. Hoje no Brasil, um ministro pode ficar até 40 anos”, afirmou.

Pacheco ressaltou que a ideia seria estabelecer mandatos apenas aos futuros integrantes da Corte, não atingindo assim, os atuais ministros que compõem o Supremo.

O presidente do Senado disse ainda que “inúmeros ministros do STF do passado” defendem essa proposta.

“A nossa ideia, diga-se de passagem, é defendida por inúmeros ministros do STF do passado. Os atuais, não vou falar por eles. Mas ex-ministros defendem a lógica de um mandato, que acho que seria bom à Corte. Obviamente, respeitando aqueles que lá estão. Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, todos que estão não seriam alcançados por uma emenda constitucional desta natureza”, reforçou Pacheco.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.