O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do vereador de Boa Vista Adjalma Gonçalves (SD) por infidelidade partidária, em sessão nessa terça-feira (11). Com a saída dele da Câmara Municipal, o advogado e professor de direito Samuel Lopes (Republicanos) deve assumir a vaga.
Na sessão, o ministros acataram o recurso do partido Republicanos contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) que julgou improcedente a ação que pedia que o vereador perdesse o cargo na Câmara Municipal de Boa Vista.
Ao cassar o mandato de Adjalma, o TSE terminou que o TRE-RR seja notificado para que a determinação seja cumprida imediatamente.
Em nota, Adjalma disse respeitar “a decisão colegiada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aguardo a notificação oficial. Anuncio que farei o esforço necessário para questionar legalmente a decisão, por meio de recursos”.
Adjalma ainda acusou o senador Mecias de Jesus, presidente do Republicanos em Roraima, de persegui-lo. Em nota, o senador informou que: “conforme foi provado no TSE, não houve esse alegado argumento.”
Eleito primeiro suplente nas Eleições 2020, Adjalma assumiu a vaga de vereador após a renúncia do então vereador Gabriel Mota, do mesmo partido.