A advocacia está presente em todos os rincões do Brasil, seja onde for sempre haverá uma advogada ou um advogado presente para defender os direitos dos cidadãos. Esse fato foi reforçado com a divulgação do 1º Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira (Perfil ADV) que revelou a crescente interiorização da advocacia no país.
De acordo com o levantamento, 42% dos advogados brasileiros atuam exclusivamente no interior. O percentual quase alcança os 46% que dizem atuar exclusivamente nas capitais e regiões metropolitanas, enquanto que 11% afirmaram que atuam no interior e na capital.
O movimento de interiorização da advocacia vai ao encontro de um dos principais pilares da atual gestão do Conselho Federal da OAB comandada por Beto Simonetti. Mais de 200 ações foram desenvolvidas nos últimos dois anos, em um intenso trabalho que vem sendo gerido pela Coordenação Nacional de Interiorização.
“Nossa gestão OAB Portas Abertas tem como uma das prioridades as ações de interiorização para oferecer o apoio e a estrutura necessária para o desenvolvimento profissional de milhares de advogadas e advogados que atuam no interior do nosso país”, aponta Simonetti.
“Os números revelados pelo Perfil ADV só reforçam que estamos no caminho certo e assim seguiremos sem medir esforços para oportunizar condições igualitárias para os profissionais onde quer que eles estejam, de norte a sul do Brasil”, assegura o presidente nacional da OAB.
REPRESENTATIVIDADE
A forte presença da advocacia no interior do Brasil acompanha também a participação feminina e a força da jovem advocacia espalhada nas cidades fora das regiões metropolitanas.
A advocacia no interior é majoritariamente feminina com 50% de participação e predominante jovem, constituindo 55% do total de profissionais na faixa de 24 a 44 anos.
Para a conselheira federal da OAB por Goiás, Layla Oliveira Gomes, os dados do estudo comprovam a representatividade da advocacia no interior. “Não existe mais diferenciação entre advogados da capital e do interior e o trabalho que a OAB vem desenvolvendo mostra isso”, aponta Layla que também é uma das coordenadoras do Plano de Interiorização do CFOAB.
Com atuação em Jataí, município distante 320 km da capital Goiânia, a conselheira federal destaca ainda a importância da capacitação constante para o desenvolvimento profissional.
“As oportunidades estão em todos os lugares e os profissionais devem ser preparar para conquistá-las. Já foi o tempo em que só se destacava quem atuava na capital. A cada dia a advocacia do interior se fortalece e tenho muito orgulho de fazer parte dela e contribuir para que continue se desenvolvendo em Goiás e em todo o Brasil”, destaca.