English EN Portuguese PT Spanish ES

4 fatores que mudaram o mundo jurídico para sempre

jurinews.com.br

Compartilhe

Para sair da zona de conforto e utilizar sua experiência jurídica para a diferenciação é preciso compreender como quatro macro fatores moldaram a advocacia moderna.

1.A MUDANÇA RADICAL DO CLIENTE

Afirmo com total segurança que a mudança de comportamento por parte do cliente ocorre quando a WEB passa a existir. O cliente tornou-se mais radical na busca pela informação e menos paciente. Isto alterou a forma de atuar das bancas e obrigou a instalação de medidas de produção como a controladoria, melhoria na gestão de clientes e a retenção de talentos jurídicos na equipe.

O ponto de virada foi o nascimento da WEB e posteriormente do GOOGLE como sistema comparativo de serviços. O cliente passou a buscar opções complementares com profissionais que compreendam seus problemas e tragam soluções diferenciadas.

Manter e fidelizar a base de clientes são os novos desafios!

2. EXCESSO DE CONCORRÊNCIA E O NÚCLO FAMILIAR

Quando em 2016 o número de advogados ultrapassou a impressionante marca de 1 milhão de advogados que provocou um fenômeno no núcleo familiar. Ou seja, cada família tem um advogado ou ao menos um conhecido próximo formado em Direito.

Em suma, o sistema que mesclava o boca a boca e a indicação simples que o cliente naturalmente fazia dos serviços jurídicos foi alterado drasticamente. Isto forçou a criação do marketing jurídico ético para que as carreiras e bancas não ficassem estagnadas.

A gestão legal e o marketing jurídico são as respostas mais velozes a serem trilhadas pelos sócios para que executem o planejamento estratégico, como algo frequente, e não apenas vez ou outra como no passado. O jogo mudou!

3. QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Com saltos de mudanças tecnológicas em períodos mais curtos, nasce a quarta onda da revolução industrial. Em linhas gerais é a tecnologia assumindo o papel central na sociedade, empresas, organizações e governo como mola propulsora do desenvolvimento econômico. E estes tecidos em mudança representa grandes oportunidades para o mundo jurídico. É preciso ter foco para realmente compreender e apropriar-se em como a revolução industrial impacta a todos.

A tecnologia jurídica é impulsionada por conta do cliente mais exigente do que em qualquer outra época e provocou uma busca contínua pela produtividade máxima.

Os representantes desta nova era são aslawtechs que procuram mudar a forma de coleta de dados e a entrega de serviços jurídicos. As lawtechs provocam dois efeitos imediatos: a queda dos postos de trabalhos em bancas de volume e uma concorrência em matérias repetitivas. Por outro lado, com o cruzamento de dados por algoritmos sofisticados abraçando parte do serviço jurídico , permite que exista mais tempo disponível para a dedicação para as ações estratégicas.

Se vocênão busca a diferenciação a tendência é a ondarevolucionária te afogar sem dó.

4.PANDEMIA ACELERADORA

A pandemia é uma tragédia mundial que abalou a todos, pontuo isto para deixar claro a tristeza desta constatação. Ao mesmo tempo é o marco acelerador dos tribunais virtuais, assim como de novas maneiras de atender o cliente via tecnologias de comunicação. Por causa disto, é preciso repensar o modelo da sua banca. Podemos refletir em dois campos de aplicação imediata. Como melhorar a experiencia do cliente? Como treinar sua equipe para as demandas digitais dos tribunais de uma maneira mais assertiva e intensa.

A pandemia trouxe uma instabilidade momentânea – se compararmos com a história do mundo – e acredito que venceremos ela com as vacinas que se aproximam. Nova práticas surgem e tornam-se usuais. Gostemos ou não desta verdade.

CONCLUSÃO

Em uma época complexas e ferozes é preciso renovar as estratégias, conceitos, áreas, vínculos com os clientes e novas práticas que o Direito pós-moderno proporciona. Nós somos uma bela fusão de experiências boas e más, sucesso e fracassos, chegadas e partidas, dor e fúria, sorrisos e lágrimas, sombras e luz.

É disto que um coração poderoso é moldado.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.