Mais um caso inédito nas audiências por videoconferência chamou a atenção da comunidade jurídica brasileira. Uma advogada apareceu para fazer sustentação oral dirigindo, nesta terça-feira (20), durante sessão da 1º Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O ministro Gurgel de Faria, presidente do colegiado, percebeu o fato e advertiu a advogada: “Pelo jeito está dirigindo, não é momento adequado para se pronunciar. Dra. Raquel, aqui é um tribunal, não é uma pista de corrida”, frisou.
O tratamento respeitoso do ministro Gurgel de Faria garantindo o direito da advogada participar em outro momento foi bastante elogiado após o fato se tornar público e merece ser destacado.
“Vou pedir a compreensão da senhora e vamos dar continuidade. Se depois ela chegar a tempo de se pronunciar de maneira adequada no tribunal, a gente vai dar a oportunidade dela fazer qualquer esclarecimento de fato, mas, ela dentro do carro dirigindo, que até nem é permitido ela está usando celular dirigindo, então vamos dar sequência. Até em atenção ao pedido da advogada, não vou proclamar logo, se depois ela voltar perante a corte, ela terá todo direito de participar”, disse o ministro, que é conhecido pela gentileza e educação com que trata a todos.
Confira o vídeo da sessão divulgado pelo Migalhas: