English EN Portuguese PT Spanish ES

João Ferreira

Editor da JuriNews

joaoferreira@jurinews.com.br

O BOM CONCORRENTE: Preferido por Lewandowski, Manoel Carlos se rende ao favoritismo de Zanin para o STF

Um dos nomes cotados na disputa pela vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado Manoel Carlos de Almeida Neto deu uma prova de grandeza e espírito público ao endossar a carta aberta em solidariedade ao advogado Cristiano Zanin, franco favorito para substituir Ricardo Lewandowski na Suprema Corte.

Ainda que disputando o mesmo espaço que Zanin, Manoel Carlos é um entre os mais de 200 advogados que subscreveram o manifesto divulgado nesta quarta-feira (22) que refuta o ‘fogo amigo’ para macular a imagem de Zanin no processo de escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nome predileto de Lewandowski para sucedê-lo na vaga, Manoel Carlos foi assessor do ministro no Supremo e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Atualmente, é diretor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

Fontes da JuriNews contam que, apesar de não descartar a possibilidade de ser o escolhido – mesmo após as últimas sinalizações do presidente Lula favoráveis a Zanin, Manoel Carlos avaliou como mais positivo assinar o manifesto do que ficar fora dele.

Ele usou a tática do ‘bom concorrente’ e foi o único entre os nomes inicialmente ventilados para a vaga no STF a fazer tal gesto de apoio.

A carta também foi vista no meio jurídico como uma espécie de trégua nas críticas que Zanin vem recebendo, inclusive, de membros do Grupo Prerrogativas, formado por advogados alinhados ao presidente Lula.

Deixe um comentário

Continue lendo