A saudosa despedida de Laurita que deixa o STJ após 22 anos
Hoje se aposenta uma das mais notáveis ministras da Justiça brasileira: Laurita Vaz. Primeira mulher a presidir o Superior Tribunal de Justiça, ela deixa um legado de honradez e eficiência ao longo de uma trajetória de 45 anos de atividade jurídica, sendo 22 deles no STJ. Laurita foi também a primeira mulher com origem no Ministério Público Federal a integrar a corte. Reconhecida por todos diante do seu compromisso com a causa de julgar, a goiana do município de Anicuns entra para a história como uma ministra simples, justa e equilibrada. A melhor observação em tempos de despedida veio do ministro Sebastião Reis: “A impressão que tenho é que todo dia é sempre o primeiro dia dela no tribunal, sempre atenta e participativa”. Assim era Laurita que deixará saudades no tribunal da cidadania.
☕️ EXPRESSO
GT do Exame Nacional
À frente do CNJ, o ministro Luís Roberto Barroso tem pressa na implantação do exame nacional da magistratura. Um dia após anunciar a ideia, vista com ressalvas pela comunidade jurídica, ele mesmo definiu os nomes do Grupo de Trabalho como também vai presidir o GT. O prazo é de 30 dias para entregar uma proposta viável que não confronte com a autonomia dos tribunais na organização dos concursos.
Conselheira de férias
A juíza Renata Gil, ex-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), está contando os dias para assumir a função de conselheira do CNJ. Atual juíza auxiliar da Corregedoria, ela é preferida do ministro Luís Felipe Salomão para substituir o conselheiro Richard Pae Kim que encerra seu mandato em dezembro. Renata, inclusive, já integra o GT do exame nacional da magistratura.
Habemus sabatina
Após muitas pressões, o presidente da CCJ do Senado, Davi Alcolumbre, decidiu destravar a pauta e marcou para a próxima quarta-feira (25) a sabatina dos três ministros indicados ao STJ, Afrânio Vilela, Teodoro Silva e Daniela Teixeira. Alcolumbre achou melhor ceder para não esticar ainda mais a corda com o governo Lula e frustrar de uma vez por todas suas pretensões de voltar a Presidência do Senado, a indicação de Bruno Dantas ao STF e de Paulo Gonet como PGR.
👁️ NO LANCE
🗣️ ZUM ZUM ZUM
Recomeço de vida
Nas andanças pelo Velho Mundo, um imponente advogado que encheu os bolsos no governo Bolsonaro faz planos para deixar o Brasil tamanha as dificuldades do presente momento por aqui. O movimento de outrora, de tantos clientes entrando e saindo do seu escritório, virou só lembranças.
🌡️ EM ALTA ⬆️
Posse na ABDC
🌡️EM BAIXA ⬇️
Conduta imprópria
Siga nosso canal no WhatsApp para receber o Diário JuriNews: https://whatsapp.com/channel/0029VaCgtTG4o7qFLuCYu80h
Vamos escrever juntos as próximas páginas do Diário? Envie as informações para joaoferreira@jurinews.com.br. O sigilo da fonte é garantido.