English EN Portuguese PT Spanish ES

João Ferreira

Editor da JuriNews

joaoferreira@jurinews.com.br

Diário JuriNews – 18/10/23

CNJ nas mãos de Barroso vai ‘credenciar’ candidatos a juízes

É cercada de dúvidas a proposta ‘inovadora’ da gestão do ministro Luís Roberto Barroso à frente do Conselho Nacional de Justiça. O Exame Nacional da Magistratura, conforme anunciado em sua primeira sessão na Presidência do colegiado, vai estabelecer novas regras ao criar um espécie de ‘credenciamento’ nos concursos públicos para juízes dos tribunais brasileiros. Ao que tudo indica – pelo menos foi esse o entendimento de conselheiros do CNJ também surpreendidos com a medida, os candidatos só deverão fazer as provas dos tribunais caso tenham certidão de aprovação no Exame Nacional. O projeto com detalhes da nova proposta será formatado por um Grupo de Trabalho que terá 30 dias para definir as regras do credenciamento.

☕️ EXPRESSO

Bom para os juízes

Com os juízes de carreira, Barroso começou sua gestão no CNJ ganhando ponto com uma pauta bem corporativa. Ele aprovou, acompanhado por todos os conselheiros, uma resolução que garante a equiparação entre os direitos e deveres de juízes aos integrantes do Ministério Público. Barroso defendeu que a situação desfavorável de juízes em relação a membros do MP afeta a atratividade da carreira.

Queixa-crime contra Braskem

Ainda muito longe do fim, o caso da Braskem que afundou cinco bairros em Maceió e desabrigou mais de 60 mil pessoas, tem um novo capítulo. A Associação dos Empreendedores e Vítimas da Mineração em Maceió ingressou com uma queixa-crime contra a Braskem para apurar os crimes ambientais cometidos com a conivência dos órgãos ambientais. Até hoje, o MPF não processou criminalmente a empresa.

Briga de patentes no STF

A discussão sobre extensão de patentes de medicamentos teve um desfecho nesta terça-feira (17) após uma nova onda de judicialização no STF. Decisão do ministro Fux reconheceu violação ao que ficou decidido na ADI 5529, que limitou a 20 anos o prazo de patente. O tema é uma briga sensível pois envolve interesses de fabricantes nacionais de medicamentos e fabricantes estrangeiros. Vitória maiúscula do advogado Flávio Jardim, do escritório Sérgio Bermudes, que atuou em defesa da EMS contra a Bayer no referido caso do anticoagulante rivaroxabana.

👁️ NO LANCE

Em despedida do STJ, a ministra Laurita Vaz recebeu homenagens dos colegas da Sexta Turma, os ministos Antônio Palheiros, Sebastião Reis, Rogério Schietti, o desembargador Jesuíno Rissato e o sub-procurador Luciano Mariz. Ela se aposenta nesta quinta após 22 anos na Corte
Conterrâneo da ministra Laurita Vaz, o advogado Cleber Lopes fez uma saudação especial na última sessão da jurista goiana no STJ. Ele citou Madre Teresa de Calcutá ao destacar o senso de justiça de Laurita: “As mãos que ajudam são mais sagradas do que os lábios que rezam”
Vice-presidente da OAB-RJ, Ana Teresa Basílio fez bate-volta para cumprir agenda em Brasília e despachou com o ministro do STF, André Mendonça
Em Nova York, o advogado Luiz Claudio Allemand palestrou no painel Arbitragem Internacional e Tecnologia, do World Law Congress, considerado o ‘Davos’ da área jurídica

🌡️ EM ALTA ⬆️

Novo presidente do IBAJUD

O advogado Breno Miranda, de Cuiabá, passa a presidir o Instituto Brasileiro de Insolvência (IBAJUD). Ele foi eleito no úiltimo dia 13 durante o 6º Congresso Internacional de Insolvência Empresarial, no Ceará. Breno também é presidente da Comissão de Falência e Recuperação de Empresa da OAB-MT e é membro do IBAJUD há mais de oito anos

🌡️EM BAIXA ⬇️

Caníbal: ‘Eu sou o poder’

O desembargador Carlos Roberto Lofego Caníbal, do TJ-RS, virou alvo de processo disciplinar no CNJ por acusação de violência doméstica. Ele já responde a processo no STJ por ameaças física e psicológica a ex-mulher. Em áudios gravados por sua então esposa, Caníbal diz: ‘Eu sou o poder e você não sabe do que sou capaz”

Siga nosso canal no WhatsApp para receber o Diário JuriNews: https://whatsapp.com/channel/0029VaCgtTG4o7qFLuCYu80h

Vamos escrever juntos as próximas páginas do Diário? Envie as informações para joaoferreira@jurinews.com.br. O sigilo da fonte é garantido.

Deixe um comentário

Continue lendo