English EN Portuguese PT Spanish ES

João Ferreira

Editor da JuriNews

joaoferreira@jurinews.com.br

Diário JuriNews – 17/11/23

Paulo Gonet volta a ser o franco favorito para a PGR

Após se reunir com cinco cotados para a PGR, o presidente Lula está convencido que Paulo Gonet Branco é o melhor nome para ser o próximo procurador-geral da República. Principal cotado desde o início da disputa, sua indicação é aguardada para até a próxima semana. Gonet, que é o vice-procurador-geral eleitoral, responsável pela relação com o TSE e questões eleitorais,  tem apoio dos ministros do STF, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, e foi o primeiro a ser entrevistado por Lula, ainda em setembro. Depois o presidente teve contatos pessoais com os procuradores Antonio Carlos Bigonha, Augusto Santos, Carlos Frederico e Aurelio Rios. Entre outras variáveis que vem considerando na indicação, Lula tem avaliado as chances de aprovação do nome pelo Senado e os compromissos garantistas dos candidatos. Desde o fim do mandato de Augusto Aras, em 26 de setembro, o posto é ocupado interinamente por Elizeta Maria de Paiva Ramos.

☕️ EXPRESSO

Vaga do STF só em 2024

Com a sinalização de que vai indicar logo o novo procurador-geral da República, o presidente Lula poderá adiar para 2024 o nome do escolhido para a vaga aberta no STF. Fazer duas indicações importantes como a do novo PGR e de um ministro do STF ao mesmo tempo, às vésperas do final de ano, pode tensionar ainda mais as relações entre os poderes Legislativo e Executivo, a depender dos escolhidos, sobretudo, para o STF.

Indicado no limbo

A ideia de Lula, dizem interlocutores, é evitar deixar que o indicado ao STF fique exposto em pleno recesso parlamentar. Já que não indicou até agora, o presidente prefere ser mais cauteloso para diminuir a zona de atrito dos senadores com o governo. Isso sem falar na ‘boa vontade’ de sempre do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre, de marcar a sabatina.

Gestos de aproximação

Enquanto decide quem será o próximo escolhido para o STF, o presidente Lula trabalha para fortalecer seu relacionamento com aqueles ministros da Corte mais distantes do seu círculo de influência. Kassio Nunes Marques e André Mendonça, indicados pelo ex-presidente Bolsonaro, começaram a receber atenção especial de Lula e de integrantes do governo.

Ministro em recuperação

Por falar em Nunes Marques, ele se recupera bem de uma cirurgia no quadril que realizou no último dia 14, em São Paulo. O procedimento é semelhante ao que foi realizado no presidente Lula. A cirurgia ocorreu um dia depois de Lula ligar para Nunes Marques, para comunicar que havia nomeado um aliado do ministro para o TRF-1. A expectativa é de que ele volte a participar das sessões do STF remotamente já na próxima semana.

👁️ NO LANCE

Sob o comando do presidente Luís Roberto Barroso, conselheiros do CNJ pousam para foto da composição 2023/2025
Vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn recebeu a Medalha de Mérito do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (COPEJE), em encontro nacional em Porto Alegre. A honraria foi entregue pelo ex-ministro do TSE, Tarcísio Vieira

Deixe um comentário

Continue lendo