A agenda para o Brasil defendida por Barroso
Com menos de um mês na Presidência do STF, o ministro Luís Roberto Barroso deu mais uma prova do protagonismo que vai adotar na defesa da segurança jurídica e em temas primordiais para o desenvolvimento do Brasil nos dois anos de sua gestão. No palco do evento Esfera Internacional, em Paris, ele foi além da pauta judiciária para tratar de um projeto de país e detalhou para afortunados empresários e autoridades sua agenda para o Brasil: combater a pobreza e a desigualdade; retomada de um crescimento econômico sustentável; prioridade para a educação básica; investimento em ciência e tecnologia; e apoio ao empreendedorismo.
☕️ EXPRESSO
Decano admite reforma
Enquanto Barroso se deteve a uma agenda muito mais política no evento da Esfera, coube ao ministro Gilmar Mendes o debate sobre as polêmicas do momento sobre a atuação do STF. Ao dividir mesa com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o decano admitiu que o STF não é insuscetível a reforma mas precisa envolver também os outros Poderes. Pacheco, por sua vez, não poupou as críticas ao Supremo e voltou a defender a reforma no Poder Judiciário para resolver o que chamou de ‘crise de legitimidade’ das decisões judiciais.
No meio do fogo cruzado
Em plena campanha para vaga de ministro do STF, o presidente do TCU, Bruno Dantas, enfrentou uma prova de fogo em Paris ao participar do debate com Gilmar e Pacheco. Parecia mais o magistrado daquela disputa, mas não decidiu nem por um lado e nem pelo outro, acabou tentando agradar os dois. Dantas segue com esperança de ser escolhido pelo presidente Lula para vaga que era de Rosa Weber.
Concorrência desigual
Já atuando como desembargador convocado no TST, José Pedro de Camargo Rodrigues, do TRT da 15ª Região (Campinas/SP), está sendo privilegiado com sua escolha para uma vaga de conselheiro do CNJ. Uma fonte do seu gabinete revelou que ele será o escolhido como um dos representantes da Justiça do Trabalho a partir do próximo ano no CNJ. A eleição está marcada para esta terça feira (17).
👁️ NO LANCE
⏺️ OFF THE RECORDS
Disputa societária na advocacia
Um dos mais conhecidos escritórios de advocacia do Brasil enfrenta uma disputa societária por não prestar contas e se recusar a fazer acordo após a saída de sócias-diretoras das unidades de Brasília e do Rio de Janeiro. Segundo fontes, a banca se recusa a fazer o repasse da distribuição de lucros e participações à ex-sócia de Brasília, após mais de 12 anos na sociedade. A Justiça já determinou que o escritório apresente toda a documentação contábil e financeira.
🗓️ AGENDE-SE
Homenagem a Gurgel de Faria
Os livros “Temas de Direito Tributário nos Tribunais Superiores e Administrativos: Estudos em homenagem ao Ministro Luiz Alberto Gurgel de Faria (volumes 1 e 2)” serão lançados no dia 7 de novembro, a partir das 18h30, no Espaço Cultural do STJ. As obras organizadas pela Associação Brasileira da Advocacia Tributária (ABAT) tem coordenação dos advogados Halley Henares Neto, Marcus Lívio Gomes, Ariane Guimarães e Erich Endrillo Simas e contará com mais de 100 autores que estão contribuindo com a homenagem ao proeminente ministro.
🗣️ ZUM ZUM ZUM
O amor está no ar
Recém separados de seus ex-cônjuges, um advogado e uma advogada de grande projeção em Brasília já começam a circular juntos. Em breve, vão oficializar o relacionamento.
🌡️ EM ALTA ⬆️
AMB em boas mãos
🌡️EM BAIXA ⬇️
Repúdio de todos
Siga nosso canal no WhatsApp para receber o Diário JuriNews: https://whatsapp.com/channel/0029VaCgtTG4o7qFLuCYu80h
Vamos escrever juntos as próximas páginas do Diário? Envie as informações para joaoferreira@jurinews.com.br. O sigilo da fonte é garantido.