Coluna do IBDP

Por Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário

Associados escrevem sobre as últimas atualizações da área previdenciária.

Sobre

O Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) é uma associação civil de cunho científico-jurídico e de finalidade sociocultural, sem fins lucrativos, apartidária, regida pelas disposições do Código Civil Brasileiro e pelo seu Estatuto, constituída por prazo indeterminado, com atuação em todo território brasileiro.

  • Presidente de Honra: José Antonio Savaris
  • Presidente: Adriane Bramante de Castro Ladenthin
  • Vice-Presidente: Alexandre Schumacher Triches
  • Secretário Geral: Diego Monteiro Cherulli
  • Tesoureiro: Emerson Costa Lemes
  • Segundo Tesoureiro: João Elizeu Leite Junior

Tocantins sedia o Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais de Justiça

A partir desta quarta-feira (24), o estado de Tocantins será o palco do “93.º Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais de Justiça (93.º Encoge)”, sediado em Palmas e reunindo magistrados de todo o país.

O presidente do Colégio Permanente de Corregedoras e Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil, desembargador Jomar Fernandes, também corregedor da Corte de Justiça do Amazonas, expressou sua gratidão pelo empenho e dedicação da equipe do Judiciário local na realização do primeiro Encoge do ano.

Durante a tarde desta terça-feira (23), Fernandes se reuniu com a presidente do Tribunal de Justiça de Tocantins, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, e a corregedora-geral de Justiça do estado, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, junto a outros magistrados. A pauta girou em torno do evento, cujo tema é “Corregedorias dos Tribunais de Justiça: Diálogos, Transparência e Inovação para Solução de Conflitos”.

Na reunião, estiveram presentes também a juíza Odete Almeida, coordenadora da Cidadania da Corregedoria do TJ-TO; a juíza Roberta Viana Jardim, da Corregedoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco; e diversos outros representantes do judiciário local e de outros estados, incluindo juízes auxiliares e servidores.

Após o encontro, a comitiva fez uma visita às instalações do Tribunal de Justiça de Tocantins, conhecendo suas estruturas físicas, incluindo o Tribunal Pleno, o auditório, a Galeria de Ex-Presidentes e o Centro de Inovação “Inovassol”.

O evento terá sua solenidade de abertura nesta quarta-feira, às 17h, no auditório “Dr. Feliciano Machado Braga”, do Tribunal de Justiça de Tocantins, com a conferência magna “Pena Justa – Plano Nacional para o enfrentamento para o estado de coisas inconstitucional nas prisões brasileiras (ADPF 347)”, ministrada pelo conselheiro José Edivaldo Rocha Rotondano, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e pelo juiz auxiliar da Presidência do CNJ Luís Geraldo Sant´Ana Lanfredi.

O Encoge se estenderá até o dia 25, quando será encerrado com a divulgação da Carta de Palmas e a realização do 5.º Fórum Fundiário Nacional, abordando o tema “Desenvolvimento Sustentável, Governança Fundiária e Cidades Resilientes”.

Redação, com informações do TJ-AM