Dino já se sente em casa no STF
Franco favorito na disputa pela vaga aberta no STF, o ministro da Justiça, Flávio Dino, já não esconde de ninguém seu desejo de ser um dos 11 membros da Suprema Corte. Nesta quinta-feira (19), ele esteve de volta ao STF para garantir ao presidente Barroso que o governo vai elaborar em até seis meses um plano para melhorar o sistema prisional. Só não garantiu que é ele quem vai comandar esse plano porque espera antes de findar o prazo ocupar a cadeira que era de Rosa Weber. Fontes do governo dizem que o único empecilho neste momento para o presidente Lula anunciar o nome de Dino é encontrar um substituto à altura para o Ministério da Justiça, que agrade tanto os integrantes do governo como o PT.
☕️ EXPRESSO
Ministro de peso
Na bolsa de apostas o nome mais cotado para ser o ministro da Justiça é o do advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas. Ele é do círculo íntimo de Lula e tem o aval das principais lideranças do partido para assumir o cargo. Há ainda dentro do PT quem defenda o nome de Jorge Messias, mas ele, por sua vez, já declara publicamente que não quer deixar a AGU se não for o escolhido para o STF.
Mulheres sem o Prerrogativas
É justamente pelo fato de Marco Aurélio de Carvalho postular o Ministério da Justiça que o Prerrogativas não apoia, de forma enfática, a escolha de uma mulher para suceder Rosa Weber. É o que anda murmurando uma das candidatas negras na disputa pelo STF. Segundo ela, o grupo de juristas de esquerda, em sua grande maioria, não mais defende abertamente os critérios de gênero e raça para essa vaga no Supremo diante da possível ida do seu coordenador para o lugar de Dino no MJ.
Freio na advocacia estrangeira
A Petrobras está proibida de contratar escritórios de advocacia estrangeiros que não tenham inscrição na OAB, confirmou o TRF-2. A medida atinge contratos com ou sem licitação, já efetivados ou a serem efetivados. Na ação, a OAB constatou que, dos 24 escritórios contratados pela Petrobras, apenas 2 possuíam inscrição como consultores estrangeiros junto à entidade.
👁️ NO LANCE
🗓️ AGENDE-SE
NOVO TEMPO NO LIDE JUSTIÇA
No primeiro evento sob o comando do renomado advogado Fernando José da Costa, o LIDE Justiça vai debater as formas para combater a corrupção pública e privada e diferenças de abordagem criminal e administrativa na corrupção. O encontro acontecerá no dia 7 de novembro, na Casa LIDE, em São Paulo.
🌡️ EM ALTA ⬆️
O futuro da justiça
🌡️EM BAIXA ⬇️
DPU sem comando
Siga nosso canal no WhatsApp para receber o Diário JuriNews: https://whatsapp.com/channel/0029VaCgtTG4o7qFLuCYu80h
Vamos escrever juntos as próximas páginas do Diário? Envie as informações para joaoferreira@jurinews.com.br. O sigilo da fonte é garantido.