English EN Portuguese PT Spanish ES

João Ferreira

Editor da JuriNews

joaoferreira@jurinews.com.br

A QUALQUER MOMENTO: Com garantia de maioria no Senado, escolha de Zanin para STF está prestes a ser anunciada

As sinalizações do Senado e do próprio Supremo Tribunal Federal (STF) indicam que a nomeação do advogado Cristiano Zanin para a vaga de Ricardo Lewandowski está cada vez mais próxima. A expectativa é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirme o nome dele até o fim desta semana.

Na semana passada, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) avisou a articulação política do Palácio do Planalto que já tem votos suficientes para conduzir a sabatina de Zanin, caso seja ele o indicado por Lula. O governo trabalha com cautela, para evitar desgastes neste momento.

Zanin foi o principal advogado de Lula na condução dos processos da Operação Lava Jato. Embora tenha perdido as ações, conseguiu reverter o resultado no STF, com a anulação de todas as acusações contra o presidente, depois que ficou provada a parcialidade do ex-juiz e agora senador Sergio Moro.

Outro sinal favorável à chegada de Zanin ao STF foi feito pelo ministro Dias Toffoli. Na semana passada, ele pediu transferência da Primeira para a Segunda Turma da corte, que cuida dos processos da Lava Jato. Com a movimentação, o advogado, se assumir, não passaria pelo constrangimento de se declarar impedido de votar nessas ações, a menos que sejam levadas ao plenário.

Deixe um comentário

Continue lendo