English EN Portuguese PT Spanish ES

Desembargadora Marisa Santos é eleita presidente do TRF-3

jurinews.com.br

Compartilhe

O Pleno do Tribunal Regional Federal da 3ª região (TRF-3) elegeu nesta quarta-feira 1º, em sessão plenária administrativa híbrida, a nova diretoria do Tribunal para o biênio 2022-2024. Foram eleitos a desembargadora federal Marisa Santos para presidente e os desembargadores federais Antônio Cedenho, para o cargo de vice-presidente, e Luiz Stefanini, como corregedor-regional da Justiça Federal da 3ª região.

A presidente eleita agradeceu ao colegiado e pediu a colaboração dos magistrados em sua gestão. “Ninguém faz nada sozinho. Vamos ouvir todos os colegas, inclusive do primeiro grau, e nossos servidores, que estão na linha de frente” declarou. Ela afirmou que deseja dar seguimento à modernização da corte.

“Pretendo que o Tribunal continue sendo vanguardista, buscando novas soluções inovadoras e ocupando um lugar de destaque no uso de tecnologias de ponta.”

O vice-presidente eleito afirmou estar honrado pela oportunidade. “Agradeço o prestígio que o colegiado me concedeu, a derradeira possiblidade de exercer um cargo diretivo no Tribunal, que vou desempenhar com todo afinco”, pontuou.

O novo corregedor-geral também agradeceu aos colegas e resumiu: “Vamos arregaçar as mangas para o trabalho!”

A presidente eleita

Natural de São Paulo, a desembargadora Federal Marisa Ferreira dos Santos é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1978) e mestre em Direito Previdenciário pela PUC-SP (2001).

Magistrada desde 1988, foi promovida ao TRF-3 em 2002 e ocupa, desde 2020, o cargo de corregedora-regional. Marisa Santos é autora de seis livros, entre os quais “Direito Previdenciário Esquematizado”.

Histórico

O Tribunal Regional Federal da 3ª região foi criado juntamente com os outros quatro Tribunais Regionais Federais, pela Constituição de 1988 (artigo 27, § 6º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias), com o objetivo de substituir e regionalizar a jurisdição do extinto Tribunal Federal de Recursos.

Os Tribunais Regionais Federais foram inaugurados simultaneamente, com suas sedes em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife no dia 30 de março de 1989, e tiveram suas composições iniciais previstas na lei nº 7.727, de 1989.

O TRF da 3ª região foi solenemente instalado sob a presidência do ministro Washington Bolívar de Brito, vice-presidente do Tribunal Federal de Recursos, no Edifício “Saldanha Marinho”, na rua Líbero Badaró, 39 – imóvel da Fepasa, tombado pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.

Estando esse prédio ainda em fase de reformas, o Tribunal ficou instalado, até 5 de setembro de 1989, na sede da Representação do STJ – Superior Tribunal de Justiça, no 11º andar do “Fórum Pedro Lessa”, na Avenida Paulista, 1682.

A nova sede representou a concretização de um antigo anseio da Justiça Federal em São Paulo, que passou a contar com instalações condignas, permitindo a oferta de uma prestação jurisdicional mais célere e eficaz.

Com informações do Migalhas

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.