English EN Portuguese PT Spanish ES

Honorários são verbas sagradas

jurinews.com.br

Compartilhe

“A atuação de categorias profissionais em defesa de seus membros junto ao Congresso Nacional faz parte do jogo democrático e deve ser aceita como parte do funcionamento normal das instituições”. Com essa declaração o Superior Tribunal de Justiça fixou entendimento em importante tema defendido pela Ordem dos Advogados em favor da advocacia brasileira, quanto à fixação justa dos honorários sucumbenciais.

A referência ao termo “jogo democrático”, utilizado pelo “Tribunal da Cidadania”, como é conhecido aquele tribunal superior, chama atenção. Pois o possível descarte de uma norma em razão de infundada suspeita no legítimo processo legislativo transmite, isso sim,  uma falsa sensação de segurança jurídica!

A consolidação do Estado Democrático de Direito se faz, principalmente, através da participação das entidades de classe que representam as lutas e anseios dos seus representados. É o que se espera.

Quando do processo legislativo da Constituição Federal de 1988 diversas entidades e setores da sociedade civil participaram democraticamente da sua elaboração e discussão, permitindo, por consequência, a construção de uma “Constituição Cidadã”. E  nem por isso houve suspeita sobre sua legitimidade. Ao contrário o texto transmitiu as conquistas atuais e futuras de todos.  

No caso especifico do tema defendido pela OAB, a lei estabelece que “a sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor”. Contudo, quando as demandas envolviam a União, Estados ou Municípios, o Poder Judiciário conferia uma interpretação que, fugindo claramente da letra da lei, fixava os honorários em valores extremamente baixos. Ao ponto do advogado “pagar para trabalhar”, considerando o longo período da duração dos processos judiciais, os custos do escritório e o próprio sustento.

Ora, se o tema foi levado ao Congresso Nacional, submetido a um processo legislativo legítimo e democrático, através de debates técnicos entre juristas brasileiros integrantes dos diversos poderes e sancionado pelo Presidente da República, qual a justificativa para o descumprimento reiterado da lei? A norma passou a conceder tratamento igualitário entre todas as partes litigantes em processos judiciais, estabelecendo um regramento claro e preciso.

Como bem destacou o novo presidente da OAB nacional, Beto Simonetti, que defendeu o tema perante àquele tribunal superior, “os honorários são a fonte de subsistência do profissional liberal, que possui toda uma estrutura de escritório a manter. É por isso que a OAB defenderá as prerrogativas profissionais, atuando para resgatar a dignidade da profissão”. Afinal de contas, o Supremo Tribunal Federal já decidido, acolhendo mais uma luta da OAB, que os honorários advocatícios constitui verba de natureza alimentar

A tudo isso, soma-se ainda o fato que a Constituição Federal garante que a advocacia é indispensável à administração da justiça. Logo, o tema se torna importante não só para a classe, mas para toda a sociedade, já que permite aos representantes dos cidadãos, que são os advogados, uma remuneração digna e compatível com a importância da sua atividade para consolidação do Estado Democrático de Direito.

Fernando José Ribeiro Lins, Advogado e Presidente da OAB Pernambuco

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.