English EN Portuguese PT Spanish ES

TRT-RJ lança ferramenta que traduz o “juridiquês” no PJe 

jurinews.com.br

Compartilhe

O jurisdicionado que acessa o sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), no portal do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ), tem agora uma nova ferramenta para auxiliar no entendimento da consulta processual. A iniciativa pode influenciar os tribunais dos demais estados a adotarem o modelo.

Trata-se do Consulta Cidadão (link para outro sítio), que explica cada etapa do andamento dos processos com uma linguagem simples e direta, facilitando o acesso à Justiça.

O Consulta Cidadão é um mecanismo que apresenta informações com linguagem acessível aos cidadãos por meio da tradução de termos técnicos e jurídicos de difícil compreensão. Em outras palavras, busca traduzir o “juridiquês” do painel de tramitação processual do PJe para uma linguagem mais acessível à sociedade.

A solução foi apresentada durante o Hackathon Inova, do TRT da 12ª Região (TRT-SC), uma maratona tecnológica realizada em setembro de 2019 e que resultou em 12 projetos.

A iniciativa propôs uma nova forma de pensar a Consulta Processual do PJe, com identificação intuitiva da fase do processo trabalhista e apresentação de informações relevantes em linguagem fácil, que evitem telefonemas ou comparecimentos à Vara do Trabalho pelas partes do processo para tirar dúvidas que podem ser facilmente sanadas com o Consulta Cidadão. 

Com informações do TRT-RJ

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.