English EN Portuguese PT Spanish ES

TJ-GO absolve padre Robson em processo por supostos desvios milionários

jurinews.com.br

Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), mandou arquivar, nesta quinta-feira (28), o processo que era movido contra o padre Robson de Oliveira, ex-reitor da Basílica de Trindade, em Goiás. O documento, assinado pela juíza Placidina Pires, também determinou que os materiais que eram usados como prova, apreendidos durante as investigações, sejam apagados. Notebook, HD’s e pendrive serão devolvidos aos donos.

A decisão considera o parecer do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que na semana passada arquivou o caso definitivamente. Como o processo transitou em julgado, não há mais recurso nos tribunais.

Em 2020 o STJ já tinha determinado o trancamento da investigação. Na época, os desembargadores justificaram a decisão alegando que os crimes apontados pelos promotores não foram comprovados no processo.

O Ministério Público de Goiás, que ofereceu a denúncia, recorreu várias vezes da decisão, mas os recursos sempre foram negados.

O Padre Robson era suspeito de desviar dinheiro doado por fiéis à Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), presidida por ele.

Segundo o MP, o padre teria usado mais de 100 milhões de reais, que deveriam ser destinados à construção da nova Basílica de Trindade, na compra de imóveis e bens.

As denúncias apontavam crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa, apropriação indébita e falsidade ideológica. Ele sempre negou as acusações. 

Por meio de nota, a assessoria de imprensa que representa o padre Robson afirmou que “com o arquivamento definitivo da investigação, que nunca deveria ter sido sequer iniciada, pois nunca houve qualquer irregularidade na administração da Afipe pelo Padre Robson, poderá ele retornar a sua vida dedicada ao Evangelho e ao povo goiano, ao Brasil”.

Com informações da CNN Brasil

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.