English EN Portuguese PT Spanish ES

MPF atua para que aplicativo da Vivo seja acessível a deficientes visuais

jurinews.com.br

Compartilhe

Graças à recente atuação do Ministério Público Federal (MPF), a empresa Telefônica Brasil adotou providências para tornar o seu aplicativo “Vivo Easy” acessível para pessoas com deficiência visual. As medidas foram tomadas em resposta a questionamentos do MPF, que instaurou um inquérito civil para apurar o caso após denúncias de um consumidor.

Até a resolução do problema, o app, disponibilizado para a compra de planos de telefonia, era incompatível com leitores de tela, comumente utilizados por deficientes visuais para navegação na internet.

O caso configurava evidente descumprimento da Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), pois consistia em barreira de acessibilidade a todas as pessoas com deficiência visual que utilizam o aplicativo. Após a instauração da investigação e da concessão de prazo para a adoção de melhorias, a Vivo implementou novo layout do “Vivo Easy”, facilitando a navegação e a compreensão dos consumidores que utilizam leitores de telas. Diante da extinção das irregularidades, o MPF promoveu o arquivamento do inquérito civil.

A acessibilidade no uso de aplicativos e outras ferramentas digitais é um direito de todos os cidadãos. A Lei Brasileira de Inclusão estabelece, em seus artigos 63 e 65, que empresas com sede no país, notadamente as prestadoras de serviços de telecomunicações, são obrigadas a promover o pleno acesso de seus endereços eletrônicos a pessoas com deficiência.

O artigo 74 da mesma lei garante a esse público o direito a recursos e serviços de tecnologia assistiva, como os programas para leitura de tela. A investigação do MPF foi conduzida pelo procurador da República José Rubens Plates, da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo.

Com informações do MPF

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.