English EN Portuguese PT Spanish ES

Luiz Fernando Bandeira toma posse no CNJ

jurinews.com.br

Compartilhe

Luiz Fernando Bandeira tomou posse no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na vaga indicada pelo Senado Federal, em substituição a Henrique Ávila. O presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, agradeceu a contribuição do novo conselheiro quando da elaboração do novo Código de Processo Civil (CPC).

“Uma das grandes menções honrosas que exerci pelo meu país foi o momento em que o Senado me incumbiu de, juntamente com uma comissão de juristas, de elaborar o novo CPC, que visava tornar efetiva a garantia constitucional da duração razoável dos processos. E se obtivemos êxito foi graças a uma colaboração inestimável do doutor Luiz Fernando Bandeira. A mercê de seus atributos pessoais inigualáveis, um grande companheiro de trabalho que não nos deixou esmorecer em momento algum.”

O conselheiro André Godinho, o mais antigo no órgão colegiado, deu as boas-vindas ao novo conselheiro em nome do Plenário, oportunidade em que destacou a história profissional do colega. “Tem uma trajetória brilhante no Poder Judiciário, com grandes contribuições tanto ao Senado como ao Conselho Nacional do Ministério Público. Não tenho a menor dúvida de que muito engrandecerá este Conselho.”

Luiz Fernando Bandeira, que tem mandato de dois anos, falou da honra que o Senado concedeu ao indicá-lo para ocupar essa cadeira. “Tive a oportunidade de prestar serviços ao Poder Executivo no Ministério da Previdência Social; ao Legislativo, por ocasião dos 15 anos no Senado, mas os últimos sete na condição de secretário geral da Mesa; e também ao Ministério Público, na condição de conselheiro do CNMP. E tenho a honra e a imensa responsabilidade de passar a integrar os quadros do Judiciário.”

Segundo Bandeira, o CNJ tem, entre todas as suas missões constitucionais, a capacidade de planejamento, modernização e aperfeiçoamento do Poder Judiciário. O atual representante do Senado Federal no Conselho enalteceu os cinco eixos prioritários de trabalho da gestão do ministro Fux, destacando o eixo 4, da Justiça 4.0.

“O projeto da Justiça 4.0 e promoção do acesso à Justiça Digital, que é a capacidade de colocar o Judiciário de forma transparente e ativa para o cidadão acessar de forma mais fácil e mais justa o Poder Judiciário, é uma missão nobilíssima, na qual contará com meu apoio integral.”

Currículo

Luiz Fernando Bandeira é consultor legislativo do Senado Federal desde 2004, tendo sido chefe de gabinete da Presidência e diretor-geral da Casa. Ele ocupa o cargo de secretário-geral da Mesa do Senado e do Congresso Nacional há sete anos. É doutorando em Direito Administrativo pela Universidad de Salamanca (Espanha), mestre e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Bandeira lecionou em diversas instituições de ensino superior, entre elas a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É autor de quatro livros e possui mais de uma dezena de artigos jurídicos publicados.

Composição do CNJ

O CNJ é composto por 15 membros, sendo comandado pelo presidente do STF e mais 14 conselheiros. Nove são integrantes do Poder Judiciário indicados pelo STF, Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal Superior do Trabalho (TST). Outros seis integrantes são advogados, procuradores e pessoas de notório saber jurídico indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelo Senado Federal e a Câmara dos Deputados.

Com informações do CNJ

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.