English EN Portuguese PT Spanish ES

Justiça determina envio de helicópteros à Amazônia para buscas de sumidos

jurinews.com.br

Compartilhe

A Justiça Federal determinou nesta quarta-feira (8) que a União viabilize de helicópteros, embarcações e equipes de buscas para localizar o jornalista do The Guardian Dom Phillips e do funcionário da Funai (Fundação Nacional do índio) Bruno Araújo Pereira.

A decisão da juíza Jaiza Maria Pinto Fraxe, da 1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Amazonas, também autorizou o MPF (Ministério Público Federal) e a Defensoria Pública da União a requisitar providências diretamente à PF (Polícia Federal), ao Comando Militar da Amazônia e à Força Nacional de Segurança.

Fraxe disse que já foi constatada a omissão da União “quanto à atuação das bases das Frentes de Proteção Etnoambiental no Brasil, essenciais para a sobrevivência e o bem viver dos povos indígenas isolados e de recente contato”. 

O despacho foi dado em ação movida pela Defensoria Pública da União e pela Univaja (União das Organizações Indígenas do Vale do Javari). Phillips e Pereira estão desaparecidos desde domingo (5) no Estado do Amazonas. Foram vistos pela última vez no Vale do Javari, região próxima à fronteira com o Peru.

Nesta terça-feira (7), a Marinha informou que realiza buscas com um helicóptero do 1º Esquadrão de Emprego Geral do Noroeste, duas embarcações e um jet ski na região. Segundo a Univaja, eles foram alvo de ameaças antes de desaparecer. No entanto, não há detalhes de quem seriam os autores das ameaças.

O jornal britânico The Guardian informou que Phillips está escrevendo um livro sobre meio ambiente com o apoio da Fundação Alicia Patterson. Por volta das 6h de domingo, depois de 2 dias de reportagem, a dupla teria provavelmente começado a regressar por via fluvial à Atalaia do Norte. A viagem não deveria ter levado mais de 3 horas, segundo a Unijava. Um grupo de busca foi enviado por volta das 14h.

O MPF (Ministério Público Federal) anunciou na segunda-feira (6) ter aberto um procedimento administrativo para apurar o desaparecimento dos 2. A PF ouviu as duas últimas pessoas que se encontraram com Dom Phillips e Bruno Araújo. O órgão não divulgou o nome dos ouvidos. Disse que eles prestaram depoimento como testemunhas — não como suspeitos–e que foram liberados em seguida.

Com informações do Poder360

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.