English EN Portuguese PT Spanish ES

CENA DE HORROR: Sócio de Daniela Borges agride Ana Patrícia. Advogados repudiam ataques

jurinews.com.br

Compartilhe

As eleições da OAB Bahia ainda continuam rendendo com cenas lamentáveis de autoria de apoiadores da presidente eleita Daniela Borges. A imagem da vez se assemelha a de um filme de terror com uma faca atravessada na foto do comitê da advogada Ana Patrícia Dantas Leão e a frase em inglês ‘Not Dead Yet’, que traduzido significa “Ainda não morreu”.

Além da velada atitude misógina e de violência contra uma mulher advogada, o fato é ainda mais chocante quando o autor da agressão é um dos sócios da presidente eleita da OAB-BA, o advogado Fred Guerra Andrade. Ele postou a referida imagem no story do seu perfil no Instagram, que ficou no ar por 24 horas, ao som da música “Vou festejar” e também com a frase “Silêncio no Rio Vermelho” (onde fica o comitê), logo após o resultado das urnas apontar a derrota de Ana Patrícia e a consequente vitória de sua sócia Daniela.

Mesmo após toda a repercussão dos ataques sofridos por Ana Patrícia, a presidente eleita da OAB-BA, Daniela Borges, que é presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, ainda não se posicionou sobre esse e outros episódios patrocinados por seu apoiadores, conforme mostrado pela JuriNews na semana passada.

Mesmo a campanha já tendo acabado, será que Daniela não vai se posicionar? Nada irá fazer para defender a mulher advogada atingida? Ou Daniela não vai tomar providência alguma porque irá proteger o seu sócio que é um dos autores dessas agressões?

Enquanto não recebe o apoio de quem vai representar a OAB-BA pelos próximos três anos, advogados baianos se posicionaram em defesa de Ana Patrícia.

Veja a seguir:

MOVIMENTO ‘POR AMOR À ADVOCACIA’ REPUDIA ATAQUES A ANA PATRÍCIA

Os advogados e advogadas integrantes do movimento “Por Amor à Advocacia”, vêm a público manifestar repúdio e profunda indignação em relação aos recentes episódios de violência, política de gênero, machismo e misoginia praticados contra a advogada Ana Patrícia Dantas Leão, atual Vice-Presidente da OAB-BA e candidata de oposição nas eleições institucionais deste ano.

Na última quarta-feira (24), o atual presidente da Caixa de Assistência aos Advogados da Bahia (CAAB) e Conselheiro Federal eleito, Luiz Augusto Coutinho, se dirigiu até o comitê da candidata para proferir, pessoalmente, ataques contra a Vice-Presidente da OAB-BA.

Dando sequência aos ataques, na mesma data, o advogado Carlos Frederico Guerra Andrade, conhecido como Fred, utilizou sua conta no Instagram para veicular foto do comitê de Ana Patrícia atravessada por uma faca, sob a frase “not dead yet” (ainda não morreu), com trilha sonora de Beth Carvalho: “chegou a hora, vais me pagar, pode chorar”, da canção intitulada como “Vou Festejar”. Fred também é conhecido pela sociedade profissional com a presidente eleita Daniela Borges.

Outros ataques foram concretizados na manhã da quinta-feira (25), na porta da residência da advogada, através de carro de som com agressões de baixo calão, especificamente do nível: “puta”, “vagabunda” e “traidora”, com repercussão em todo o bairro, acompanhado de um buquê de rosas e cartão escrito “nunca será!”. Um dos indivíduos envolvidos no episódio exibia no peito a praguinha das candidatas situacionistas Daniela Borges e Christianne Gurgel.

Os atos repugnantes perpetrados contra Ana Patrícia representam um ataque frontal à toda a advocacia e alcançam todas as mulheres e instituições da sociedade que lutam pela eliminação da violência de gênero e pelo protagonismo de mulheres nos espaços públicos.

Todas as ações foram orquestradas com o claro intuito de inibir a atuação de mulheres em posição de liderança na política institucional da OAB-BA e na tentativa de ofuscar a liderança de Ana Patrícia, fato incontestável em toda a Bahia com a expressiva votação confiada à chapa “OAB de Coração”, capitaneada pela advogada em oposição a chapa da situação.

Ana Patrícia não está sozinha e todos os esforços serão adotados para responsabilizar os mandantes e autores dos atos, assim como, para combater a naturalização da cultura de violência política de gênero.

O silêncio complacente de quem deveria representar a voz altiva da advocacia feminina institucional causa preocupação e ajuda a perpetrar a prática de crimes contra as mulheres em todos os níveis da sociedade.

O momento é de dor e consternação, mas também transformou-se em ocasião propícia para conclamar a união de esforços de toda a advocacia brasileira com o objetivo de exigir respeito por Ana Patrícia e por todas as mulheres advogadas, além de revelar aqueles que não querem negociar privilégios para mudar a dura realidade machista e de aversão às mulheres.

Ana Patrícia não está sozinha! Nenhuma outra advogada vítima de violência, machismo e misoginia estará sozinha!

Somos todos Ana Patrícia!
Somos a OAB de coração!
Nós temos amor pela advocacia!

Advogados e Advogadas integrantes do movimento “Por Amor à Advocacia”

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.