English EN Portuguese PT Spanish ES

Após eleição da OAB Bahia, Ana Patrícia é agredida com ataques machistas e misóginos por apoiadores de Daniela Borges

jurinews.com.br

Compartilhe

Da pior forma possível. É assim que as eleições da OAB Bahia terminaram com ataques machistas e misóginos contra a advogada Ana Patrícia Dantas Leão. A liderança de Ana Patrícia não é aceita pelos ganhadores deste pleito que continuarão a comandar a entidade pelos próximos três anos.

A vitória da chapa “União pela Advocacia” está sendo comemorada com uma série de ataques e agressões à Ana Patrícia – atual vice-presidente da OAB-BA – que decidiu romper com o grupo e se lançou candidata de oposição, fato esse que fez surgir a candidatura de Daniela Borges para disputar com ela.

Na noite de ontem (24), logo após o resultado final, apoiadores da chapa de Daniela Borges circulavam pelo bairro do Rio Vermelho, em Salvador – onde Ana Patrícia montou seu comitê – com músicas de ataque às mulheres. Um dos mais efusivos nos ataques era o advogado Luiz Coutinho, eleito conselheiro federal e atual presidente da Caixa de Assisitência dos Advogados da Bahia (CAAB). Com parte do corpo fora do carro, através do teto solar, Coutinho deu três voltas ao redor do comitê ao som de “Chore na minha” da banda de pagode Saiddy Bamba.

Como se já não bastasse, na manhã desta quinta-feira (25), Ana Patrícia foi agredida com palavras de baixo calão em frente a sua casa, no Caminho das Árvores. De acordo com Ana, um veículo proferiu diversos xingamentos, como “puta, “vagabunda” e “traidora”, contra ela. Além disso, foi deixado um buquê de rosas na portaria, com um cartão escrito “nunca será!”.

O carro se assemelha a um veículo que estava ontem, no estacionamento do Centro de Convenções, com propaganda em favor da chapa de Daniela Borges. O motorista do carro com as ofensas também é o mesmo do veículo que fazia propaganda. (Veja nas imagens acima)

Ana Patrícia repudiou as agressões e lamenta que, mesmo passado o pleito, ela tenha que encarar ataques machistas e de ódio à mulher. “Meus adversários não sabem comemorar a própria vitória. Eu os parabenizei e desejei sorte e sucesso. Durante toda campanha, acusaram-me de fazer uma caminhada de ódio e agora fica mais claro de quem sempre pregou a disputa com base no baixo nível”, afirmou.

Ana Patrícia disse ainda que irá à delegacia prestar queixa contra o fato. As imagens do prédio devem ajudar a identificar os autores do crime.

Resta saber agora se a presidente eleita Daniela Borges, que é a atual presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, vai se posicionar em defesa da advogada agredida ou vai continuar compactuando com seus apoiadores em atos machistas e misóginos.

É preciso ter coragem de fazer os enfrentamentos necessários, contra quem quer que seja, para tentar começar certo.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.