English EN Portuguese PT Spanish ES

EM OUTRO TRIBUNAL: TRF-2 proíbe voto de inadimplentes nas eleições da OAB-RJ

jurinews.com.br

Compartilhe

O desembargador Reis Friede, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), deferiu liminar para suspender os efeitos da decisão da Justiça Federal fluminense que permitiu a todos os advogados inadimplentes com a OAB do Rio de Janeiro de participarem das eleições marcadas para 16 de novembro.

O magistrado atendeu ao pedido da OAB-RJ que interpôs recurso contra decisão do juiz Federal Sérgio Bocayuva Tavares de Oliveira Dias que, na semana passada, entendeu que o Estatuto da OAB não previa esse impedimento e deferiu liminar para garantir o direito de voto dos advogados e advogadas que estivessem inadimplentes.

Agora, volta a valer a proibição. Ainda na semana passada, o TRF-1 também suspendeu outra liminar que autorizava a participação dos inadimplentes nas eleições.

Ao analisar o pedido da OAB-RJ, o desembargador Reis Friede observou que o regulamento geral do Estatuto da Advocacia e da OAB prevê no § 1º do art. 134 que o advogado, para votar, precisa apresentar identidade funcional e comprovante de quitação com a OAB.

No mesmo sentido, o magistrado verificou que o provimento 146/11, do Conselho Pleno do Conselho Federal da OAB, dispôs que o corpo eleitoral se compõe dos advogados adimplentes com o pagamento das anuidades.

O desembargador, então, concluiu: “percebe-se que, pelo menos em princípio, a condição de que o advogado esteja adimplente para exercer seu direito de votação é imposição que se sustenta pelo poder regulamentar conferido à instituição pelo Estatuto da OAB”.

Em suma, para o magistrado, não se mostra razoável, “pelo menos à primeira vista”, que o Judiciário determine que o advogado inadimplente possa votar nas eleições da OAB.

Processo: 5015140-59.2021.4.02.0000

Confira aqui a decisão

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.