English EN Portuguese PT Spanish ES

Gustavo Ventura é eleito presidente da Federação Nacional dos Institutos dos Advogados do Brasil

jurinews.com.br

Compartilhe

O advogado Gustavo Ventura foi eleito novo presidente da Federação Nacional dos Institutos dos Advogados do Brasil. A eleição ocorreu nesta segunda-feira (21), na sede do IASP, em São Paulo, em reunião de diretoria comandada pelo presidente Renato Silveira.

Atual presidente do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP-PE), Gustavo Ventura vai comandar a Federação Nacional a partir de fevereiro de 2023 para mandato de um ano.

“Agradeço a confiança do presidente Renato Silveira e dos demais presidentes dos Institutos dos Advogados. A diretoria eleita buscará avançar nas conquistas e na representação dos Institutos que compõem a Federação Nacional. A defesa dos valores constitucionais e contribuição com os temas de interesse da advocacia são os nossos principais objetivos”, destacou Gustavo Ventura.

Também integram a nova diretoria os presidentes dos Institutos dos Advogados de Minas Gerais (IAMG), Felipe Martins, e do Paraná (IAP-PR), Tarcísio Kroetz, que serão, respectivamente, vice-presidente e secretário-geral. A posse dos novos dirigentes acontecerá no próximo mês de fevereiro, em Brasília.

PROTAGONISMO HISTÓRICO

Os Institutos dos Advogados possuem importante papel histórico na sociedade e para a advocacia brasileira, sendo responsáveis pela formação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em seus estados. Muitos dos Institutos da Federação Nacional foram criados no século XIX, a exemplo do IAP-PE em 1851 e o IASP em 1874.

Diante da sua importância e protagonismo para a advocacia, a Federação Nacional é membro honorário do Conselho Federal da OAB.

Atualmente, a Federação Nacional é composta pelos Institutos dos Advogados de 11 estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte).

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.