Um novo momento para a Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA Nacional) começa a ser desenvolvido sob o comando do diretor-geral Gedeon Pitaluga. Com o objetivo de construir uma educação jurídica mais integrada, propositiva e conectada com os desafios da advocacia contemporânea, a ESA Nacional está montando um plano de gestão para proporcionar uma maior qualificação jurídica para as advogadas e advogados brasileiros.
Essa foi a tônica do 34º Encontro Nacional de Dirigentes de Escolas Superiores de Advocacia, realizado na sede da OAB-DF, em Brasília, reunindo lideranças de todo o país para alinhar diretrizes, compartilhar experiências e consolidar o papel estratégico das ESAs.
“Não se trata apenas da apresentação de um plano, mas da construção conjunta de uma educação jurídica forte, capaz de transformar a realidade da advocacia em cada canto do país”, afirmou o diretor-geral da ESA, Gedeon Pitaluga, ao destacar a importância da construção coletiva e da atuação colaborativa entre as Escolas existentes no Sistema OAB.
O presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, ressaltou a importância do trabalho desempenhado pela ESA Nacional. “Essa é uma história construída dentro da OAB. Uma vitória que se deve ao nosso compromisso com a educação jurídica. Temos inteligência suficiente em nossos quadros para qualificar a advocacia brasileira”, declarou.
Durante a reunião, foram discutidas as diretrizes para a gestão da ESA Nacional no triênio 2025-2028, os principais projetos realizados nas seccionais e estratégias para ampliação da oferta de cursos, seminários e atividades voltadas à Jovem Advocacia e à educação jurídica continuada. A valorização do ensino jurídico presencial e a recente vitória da OAB na luta contra a autorização de cursos de Direito na modalidade EaD também foram citadas como marcos da atuação conjunta das ESAs com o CFOAB.
FACULDADE ESA-OAB
O diretor-geral da Faculdade ESA-OAB, Ronnie Duarte, também participou do encontro e reforçou a importância da integração entre a Faculdade e a ESA Nacional neste novo ciclo institucional. “A diretoria do CFOAB foi muito feliz ao designar o presidente Gedeon Pitaluga para liderar esse processo, que certamente levará a ESA a um novo patamar”, disse.
Duarte ainda ressaltou o papel da Faculdade como parceira estratégica da ESA. “Estamos ativando a Faculdade e, em breve, também estaremos contribuindo diretamente com as ações de qualificação da advocacia. Colocamos a Faculdade como um braço e coadjuvante das iniciativas da ESA Nacional que se fizerem relevantes”, concluiu.