English EN Portuguese PT Spanish ES

Desembargador do TJ de Goiás decide não exigir mais becas de advogados nas sessões virtuais

jurinews.com.br

Compartilhe

O desembargador Itamar de Lima não vai mais exigir becas dos advogados que participam das sessões virtuais da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). A decisão ocorreu depois que o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara, telefonou ao magistrado expondo as dificuldades e o constrangimento que a determinação vem trazendo aos causídicos.

“O desembargador é egresso da advocacia, conhece os problemas, e teve a sensibilidade de nos atender. Importa é que não mais ocorrerá na 3ª Câmara situações que venham a causar esse tipo de mal-estar. Vamos agora dialogar com a Presidência do TJGO para estender esse entendimento a todas as instâncias da Justiça goiana”, pontua Rafael Lara.

Na manhã desta sexta-feira (28), a OAB-GO expediu uma nota oficial informando que a decisão do magistrado ocorreu após diálogo com a entidade. Ela destaca a ponderação da seccional sobre “o momento singular da pandemia e as dificuldades, inclusive financeiras, que acarretaria a cada advogado a aquisição de becas individuais”.

O caso das becas ganhou repercussão depois que o Rota Jurídica noticiou que as exigências de Itamar vinham causando desconforto entre advogados. O TJ-GO afirmou ao portal que não existe um “código de conduta” para as sessões virtuais. E que a exigência da beca depende do entendimento do magistrado que preside a sessão.

Já a OAB-GO informou que oferece becas para compartilhamento de advogados nas sessões presenciais, alegou que o Estatuto da Advocacia prevê que a OAB é quem deve definir os parâmetros de vestimenta do advogado nas audiências, “embora instrua seus inscritos a observarem a formalidade e a ritualística do processo judiciário”.

A OAB-GO ponderou que as audiências virtuais trouxeram uma nova realidade. E que a maioria dos advogados não possui becas e utiliza as que são oferecidas pela Ordem nas suas salas nos tribunais nas sessões presenciais.

Com informações do Rota Jurídica

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.