Colunas


Você já ouviu falar na FENALAW?

Conforme você deverá ter percebido, a coluna Direito & Gestão, que possui artigos semanais tradicionalmente veiculados na quinta-feira, sofreu um pequeno atraso. No entanto, o título do artigo já demonstra a sua motivação.

Durante os dias 18, 19 e 20 de outubro, ou seja, na última terça, quarta e quinta-feira, participamos da FENALAW 2016, o “maior e mais completo evento jurídico da América Látina”, que foi realizado em São Paulo, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca.

Embora já tivessemos ouvido falar, confessamos que ficamos espantados não apenas com o tipo de evento, como também com as novidades implantadas pelos diversos escritórios de advocacia do país.

O evento, que ocorreu durante 3 (três) dias, foi formatado para todos tipos de escritórios de advocacia e até mesmo para aqueles que sonham em criar um. Divididos em diversos auditórios, simultaneamente foram proferidas palestras para Departamentos Jurídicos, Escritórios de grande porte, Escritórios de pequeno e médio porte - PME, além das palestras consideradas gratuitas, as quais atrairam diversos estudantes.

Considerando o foco e o tamanho do nosso escritório, direcionamos o olhar para a programação PME, a qual envolveu:

Peticionamento e Processo Eletrônico: dificuldades, recursos necessários, e como atender aos clients de forma satisfatória?

Marketing Jurídico na Prática: o passo a passo de um Plenajamento Estratégico para seu pequeno escritório.

Você está protegendo os dados e informações confidenciais de seu Escritório? Saiba como acontece o sequestro de dados e como evitar ataques a seu Escritório.

Coaching para Advogados: aprimore a sua gestão e incremente suas receitas desenvolvendo competências que podem levar seu escritório ao sucesso.

- Divulgando os serviços de correspondência jurídica: seja conhecido em seu praça e estabeleça parcerias sustentáveis com grandes escritorios e empresas.

Projeto de aceleração PME

- Case aprimoramento em gestão: como a profissionalização e o acompanhamento de outros cases ao longo dos anos pode fazer de seu escritório um sucesso.

- Aumente os resultados financeiros do seu Escritório através da Autormação dos Processos Produtivos: cases práticos de aplicação

- Case Mídias Sociais: saiba como o Escritório Koetz Advocacia focou esforços na comunicação, criando um plano estruturado de conteúdo em mídias sociais ajudando na captação e manutenção de clientes.

Marketing Jurídico Online com resultados: como captar clientes que fecham contratos de múltiplos dígitos sem investir nada em anúncios.

-  Case Estruturação de finanças, investimentos e gestão de custos em Escritório de Advocacia.

Formatação de preços de honorários na Advocacia: estratégias de precificação para consultivo e contencioso.

-  Buscando a excelência na Gestão do Escritório através da Gestão de Processo e Certificações: case Morizzo e Nascimento

-  Case escolha seu Mercado: como trabalhar explorando ninchos de Mercado e não Áreas Jurídicas

Gestão de carteiras de Contencioso de Massa: como fazer disso um negócio rentável para seu escritório?

-  Melhores práticas em implementação de uma controladoria jurídica para Escritório de Advocacia.

Legal Canvas – A mais ponderosa metodologia de Gestão Total na Advocacia e Departamentos Jurídicos.

Perceba que, apenas para os Pequenos e Médios Escritórios, os temas foram completamente variados e, especialmente, ricos.

Confessamos que, ao sair da FENALAW, trouxemos na bagagem ideias incríveis a serem pensadas e implantadas no nosso Escritório. Além disso, nos próprios intervalos das palestras, tomamos algumas decisões que já passarão a ser postas em prática a partir da próxima semana.

Considerando que o objetivo da nossa coluna semanal tem sido apresentar dicas aos advogados, deixaremos a mais importante lição da semana: apesar de correria do dia a dia, do acúmulo entre as atribuições jurídicas e de gestão, reserve um espaço semanal para pensar na gestão do seu escritório e não esqueça de participar da FENALAW 2017. Afinal, temos a certeza de que o nosso olhar para a ADVOCACIA mudou completamente após ter participado da FENALAW 2016. E olhe que, em razão do curto espaço para escrever, não falamos dos contatos que fizemos, bem como que a pesquisa de mestrado que se encontra em andamento (http://oab-rn.org.br/2013/noticias/9399/oabrn-disponibiliza-questionrio-que-avalia-o-planejamento-dos-escritrios) teve o número de respondentes quase duplicado.

Carlos Kelsen Silva dos Santos, advogado militante, formado em 1999 pela Universidade Potiguar – UnP, especialista em direito civil e empresarial e mestrando em administração pela Universidade Potiguar – UnP, Professor de Prática Jurídica da UnP e sócio/gestor do Lucio Teixeira dos Santos Advogados, além de membro da Comissão de Sociedade de Advogados – CSA da OAB/RN. carloskelsen@ltsadvogados.com.br 

Klevelando Augusto Silva dos Santos, formado em 2002 pela Universidade Potiguar – UnP, especialista em direito civil e empresarial pela UnP, especialista em direito processual civil pela UNP, especialista em direito do trabalho e processo do trabalho pela Faculdade de Natal, mestre em administração pela Universidade Potiguar – UnP, autor do livro Qualidade de Serviços em Escritórios de Advocacia, Professor de Prática Jurídica da UnP e sócio/gestor do Lucio Teixeira dos Santos Advogados, além de Presidente da Comissão de Sociedade de Advogados – CSA da OAB/RN e Membro Consultor da Comissão Nacional das Sociedades de Advogados. klevelandosantos@ltsadvogados.com.br

 

 

+ Leia também

VOLTAR