'Adote o Verde ' TJ-RN firma convênio para fazer manutenção da Praça 7 de Setembro

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Expedito Ferreira, realizou, na manhã desta quarta-feira, 02, um dos últimos compromissos de sua gestão, que foi a assinatura de um convênio com o prefeito de Natal, Álvaro Dias, por meio do qual os dois poderes se tornam parceiros na manutenção da Praça 7 de Setembro, localizada entre os prédios da Assembleia Legislativa, do TJRN e da sede da própria prefeitura, bairro de Cidade Alta, em Natal. A parceria integra as ações do programa municipal “Adote o Verde”, no qual o TJRN assume as responsabilidades na manutenção do espaço público.

“Mas, essa responsabilidade continua sendo de ambos. No momento em que o TJRN não tiver condições de efetivar as melhorias de modo integral, basta nos convocar que faremos tudo para os benefícios serem executados”, ressalta o secretário municipal de Serviços Urbanos, Jonny Costa, o qual destacou, ao lado do prefeito de Natal, a importância do gesto realizado pela presidência do Tribunal de Justiça.

“Nossa capital tem cerca de 300 praças e um convênio como esse nos ajuda na manutenção de todas elas. Facilita o objetivo de manter Natalcomo uma das capitais mais bonitas e será ainda mais arborizada”, avalia o chefe do Executivo.

Segundo o presidente do TJRN, cuja gestão se encerra, oficialmente, no próximo dia 7, com a posse do novo dirigente da Corte potiguar, desembargador João Rebouças, o judiciário estadual já teve intenções de aplicar melhorias na Praça 7 de Setembro, as quais não foram viabilizadas por questões jurídico-administrativas do Governo Estadual.

“Já tivemos a idealização de várias melhorias para a Praça, mas agora, com esse convênio, poderemos, mesmo com limites, efetivar algumas. Esperamos que essa iniciativa seja seguida por outros órgãos e instituições, privadas ou públicas, para que nossa cidade se mantenha como uma das mais bonitas do país”, destaca Expedito Ferreira.

O programa “Adote o Verde” teve início em abril de 2009 e a primeira adoção foi a da Praça Kalina Maia, em Lagoa Nova, pela Delphi Engenharia. A segunda foi a Praça Augusto Leite, na Zona Leste, adotada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Rio Grande do Norte (Sinduscon).

A proposta do “Adote o Verde” é recuperar e manter as áreas verdes da cidade e compartilhar com a população a responsabilidade de conservar e manter parques, jardins e canteiros. Para participar, as empresas, instituições e pessoas físicas interessadas devem entrar em contato com a Semsur para realizar o cadastro e assinar um termo de compromisso. “Esperamos que a população colabore conosco com a preservação desse bem”, enfatizam o presidente do TJRN e o prefeito de Natal.

 

 

+ Leia também

VOLTAR