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Tem sido fácil ser advogado e gestor do seu escritório?

O espaço semanal da Coluna Direito & Gestão tem servido para provocar alguns reflexões no dia a dia da nossa atividade profissional. Afinal, desde a sua concepção, a ideia tem sido compartilhar as experiências acertadas e as dificuldades enfrentadas na ADVOCACIA.

Temos observado que aqui em Natal, em regra, aqueles que estão na militância costumam acumular as funções de advogado e gestor. Como não nos consideramos exceção, extraímos inclusive o questionamento da semana: tem sido fácil ser ADVOGADO e GESTOR do seu escritório?

Confessamos que, em determinadas semanas, diante da correria para cumprir prazos, comparecer às audiências, participar de julgamentos, analisar um contrato, responder uma consulta, retornar as ligações e mensagens de whatsApp, decidir sobre um investimento na área de informática, elaborar uma proposta de prestação de serviços, discutir uma estratégia processual, responder e-mails, acessar os sistemas virtuais (Pje, PROJUD e e-saj), analisar a inadimplência e as despesas, reunir a equipe, acompanhar as publicações, dentre outras, tem sido dificil destinguir o que seria um ato específico de advogado e de gestor de um escritório de advocacia.

Talvez o registro imediato de todas as pendências seja uma excelente estratégia não apenas de identificação, mais principalmente para evitar perder o controle. Utilizar o bloco de tarefas do celular, equipamento considerado nosso maior companheiro de todas as horas, tem sido uma forma interessante de acompanhamento e estabelecimento de prioridades.

Até porque, quem no dia a dia não está no Fórum aguardando uma audiência e recebe uma ligação de um cliente que solicita uma providência, inúmeras mensagens no whatsApp indicando a necessidade  de uma consulta a determinado processo e um e-mail do adminsitrativo apontando a necessidade de autorização para a compra de um equipamento?

Essa semana, por exemplo, após questionado pela área administrativa do escritório a respeito da necessidade de tomada de decisões pelos sócios que pouco tempo estão encontrando para se reunirem, decidimos criar mais um item no bloco de tarefas do celular, que intiulamos de GESTÃO. Percebemos inclusive que essa seria a melhor forma de cadastrar as importantes pendências do escritório, como também elaborar a pauta da próxima reunião dos sócios que, ao mesmo tempo, caso não tenha a data marcada com antecedência e não possua assuntos previamente estabelecidos, acabará sequer acontecendo.

A vida está se passando tão rápida que o dia inicia e termina sem sequer termos tempo para analisá-la, entendendo até mesmo que tipo de providências estamos priorizando.

Não temos dúvidas que se aumentássemos as horas úteis no nosso dia poderíamos inclusive agravar ainda mais a referida sensação, na medida em que até mesmo os momentos de repouso e lazer certamente seriam tomados pelas demandas crescentes. Acreditamos que o melhor caminho para tornar mais fácil a acumulação das funções será, necessariamente, identificá-las.

Carlos Kelsen Silva dos Santos, advogado militante, formado em 1999 pela Universidade Potiguar – UnP, especialista em direito civil e empresarial e mestrando em administração pela Universidade Potiguar – UnP, Professor de Prática Jurídica da UnP e sócio/gestor do Lucio Teixeira dos Santos Advogados, além de membro da Comissão de Sociedade de Advogados – CSA da OAB/RN. carloskelsen@ltsadvogados.com.br 

Klevelando Augusto Silva dos Santos, formado em 2002 pela Universidade Potiguar – UnP, especialista em direito civil e empresarial pela UnP, especialista em direito processual civil pela UNP, especialista em direito do trabalho e processo do trabalho pela Faculdade de Natal, mestre em administração pela Universidade Potiguar – UnP, autor do livro Qualidade de Serviços em Escritórios de Advocacia, Professor de Prática Jurídica da UnP e sócio/gestor do Lucio Teixeira dos Santos Advogados, além de Presidente da Comissão de Sociedade de Advogados – CSA da OAB/RN e Membro Consultor da Comissão Nacional das Sociedades de Advogados. klevelandosantos@ltsadvogados.com.br

 

 

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