Com 80% dos votos Renata Gil é a primeira mulher eleita presidente da AMB. Herval Sampaio será o vice-presidente

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) passará a ser comandada, pela primeira vez, por uma mulher após 70 anos de existência. A chapa 2, liderada pela juíza Renata Gil, atual presidente da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), venceu nesta sexta-feira (8) a eleição da entidade nacional para o triênio 2020-2022, com quase 80% dos votos de todo o país.

“A vitória nesta eleição comprova que os magistrados brasileiros optaram pela candidatura que priorizou a apresentação de propostas, a formulação de compromissos, o debate olho no olho com a classe. Representar os 18 mil magistrados brasileiros é uma responsabilidade que assumo de coração aberto, alma pronta para desafios e muita disposição para trabalhar nestes próximos três anos na defesa veemente da magistratura brasileira”, comemorou a presidente eleita. 

Com a vitória da juíza Renata Gil, o atual presidente Jayme de Oliveira conseguiu fazer o seu sucessor. O fato não ocorria desde 2010. O vice-presidente eleito, Herval Sampaio, atual presidente da Amarn (Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte), destacou que 96% dos magistrados potiguares votaram na chapa 2, o que resultou no maior percentual dos votos no Brasil. 

"Agradeço os votos que foram dados à chapa 2 confiados em nosso nome e dos demais componentes da chapa no Estado. A responsabilidade aumenta e tenho total consciência disso, porém sei que, mais uma vez, terei o apoio de todos nessa nova empreitada e a votação esmagadora demonstra o acerto de nossas ações e os desafios vindouros não nos amendontram, pois nossa presidente eleita e sua nova diretoria, saberá com firmeza, altivez e principalmente, independência, superar da melhor forma possível. Sabemos que o momento atravessado não é fácil, contudo à disposição para o embate é muito grande e a votação obtida somente nos impulsiona ainda mais, para continuar intransigentemente na defesa da magistratura e na luta por nossos direitos", disse Herval Samapio. 

Disputaram o pleito o juiz Luiz Gomes da Rocha Neto, candidato pela chapa 1 - “Magistratura Independente”; a presidente Amaerj, Renata Gil, candidata pela chapa 2 “AMB + Forte, Uma só Magistratura”; e o presidente da Associação dos Magistrados Trabalhistas da 12ª Região (Amatra 12), José Carlos Külzer, candidato à presidência pela chapa 3 – “Unidade (da carreira) e (é) Independência (da Magistratura)”.

Resultado da votação:
Chapa 2: 6.584
Chapa 1: 951
Chapa 3: 765
Votos válidos: 8.300

 

 

+ Leia também

VOLTAR