Conselho do MP Promotor de Justiça Rinaldo Reis é nomeado conselheiro do CNMP

O presidente Jair Bolsonaro nomeou o promotor de Justiça Rinaldo Reis Lima para o cargo de conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público para o biênio 2019/2021. O ato foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (3). 

Rinaldo Reis Lima é bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba, onde se formou em 1991. Ingressou no Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) como promotor, em 1997. Foi procurador-geral de Justiça do estado de 2013 a 2017.

Em julho de 2016, ele assumiu a presidência do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), função que ocupou até junho de 2017. No mesmo ano, foi nomeado coordenador-geral da Corregedoria Nacional do Ministério Público, órgão integrante do CNMP. Desde outubro de 2018, é chefe de gabinete da Corregedoria.

O CNMP é composto de 14 integrantes nomeados pelo presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado, para um mandato de dois anos. O órgão atua na fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público.

No ato desta quinta, o presidente Jair Bolsonaro reconduziu os conselheiros Sabastião Vieira Caixeta e Silvio Roberto Oliveira de Amorim Junior e também nomeou Oswaldo D'Albuquerque Lima Neto para os cargos de conselheiros do CNMP.

 

 

 

+ Leia também

VOLTAR