Eleição OAB-RN 2018 Luta pelas minorias fortalece recondução de Aurino Giacomelli ao CFOAB

A eleição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que acontece nesta quarta-feira (28), além de eleger presidentes e vice-presidentes nas Seccionais e Subseções do Rio Grande do Norte, também define nomes que representarão o estado, a nível nacional, nos cargos de conselheiros federais.

Neste contexto, destaca-se o nome do conselheiro federal Aurino Giacomelli - candidato à reeleição pela Chapa 10 Avança OAB, que tem como principal credencial à recondução ao cargo, a atuação em defesa de bandeiras de luta como a defesa dos direitos das minorias ao longo do atual mandato.

Entre elas estão a maior participação da mulher advogada nos quadros diretivos do sistema OAB e a alteração na lei que torna possível a advogados e advogadas travestis e transexuais usem o nome social no registro da Ordem, permitindo ainda a inclusão do nome social nas carteiras de identidade profissional.

“Durante os três anos de nosso mandato, tivemos uma atuação muito firme em favor da categoria, especialmente na luta pelas minorias e acreditamos fortemente no apoio dos colegas advogados e advogadas para darmos continuidade ao nosso trabalho e continuar representando firmemente o estado na OAB Nacional”, frisa o conselheiro.

A atuação de Giacomelli também teve reflexo junto ao jovem advogado. O conselheiro atuou pela alteração da chamada cláusula de barreira, para extinguir o prazo de cinco anos para candidatura aos conselhos seccionais e subseccionais. Deste modo, o advogado em início de carreira poderá ter direito de participar ativamente das decisões políticas institucionais.

A Chapa 10 "Avança OAB", da qual participa Aurino Giacomelli, tem como candidatos a presidente e vice-presidente os advogados Paulo Coutinho e Samara Couto, respectivamente. A eleição da OAB acontece das 9h às 17h desta quarta-feira, em Natal, Mossoró e nas subseções no interior do Rio Grande do Norte. 

 

 

+ Leia também

VOLTAR