Conflitos Judiciais Juiz Rogério Neiva ministra formação de mediadores e conciliadores no TRT-RN

Cerca de 50 pessoas, entre magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), estão participando do 2º Curso Formação de Mediadores e Conciliadores em Conflitos Judiciais, realizado na Escola Judicial do Tribunal.

O curso está sendo ministrado pelo juiz do trabalho da 10ª Região e auxiliar da vice-presidência do TST, Rogério Neiva Pinheiro, que é especialista no tema. Para ele, com a realização desta capacitação, o TRT-RN está tomando uma iniciativa que contribui com a melhoria do serviço prestado para a sociedade. "Hoje, há uma compreensão de que o acesso à Justiça significa também o acesso a uma ordem jurídica justa e a um serviço de solução consensual de disputa de forma com qualidade do ponto de vista técnico", avaliou o magistrado.

Durante a capacitação, os servidores conhecerão do Sistema de Resolução de Conflitos e entenderão a diferença conceitual dos princípios e da aplicabilidade da mediação e da conciliação na prática Judicial.

Rogério Neiva Pinheiro acredita que o curso oferecido pelo TRT-RN proporciona uma oportunidade de resgate da sua atuação profissional. "Eles poderão atuar e contribuir diretamente com a razão maior de existir da Justiça que é a pacificação da sociedade", acredita o juiz.

Segundo Rogério Neiva, hoje, no Brasil, nós temos algumas normas que definem parâmetros éticos que estabelecem princípios e obrigações de conduta dos conciliadores e mediadores. Para ele, "todos os princípios têm por finalidade garantir com que o processo de mediação seja um processo saudável, adequado e muito mais preocupado".

Com informações do TRT-RN

 

 

+ Leia também

VOLTAR