Eleição OAB-RN 2018 Com 6% de vantagem, Aldo Medeiros vence a eleição com maioria de 265 votos no Estado

Elpídio Júnior

Eleito com 2.059 votos, o advogado Aldo Medeiros é o novo presidente da Ordem dos Advogados no Rio Grande do Norte para o triênio 2019/2021. O resultado oficial foi proclamado duas horas após o término das votação que aconteceu nesta quarta-feira (28) em Natal e a nas subseções do interior. Aldo Medeiros teve 41% dos votos válidos. Os outros candidatos, Paulo Coutinho e Magna Letícia, tiveram 35% (1.794 votos) e 24% (1.222 votos), respectivamente. No total, 5.075 advogadas e advogados votaram nessas eleições dos 6.900 aptos para votar em todo estado. De acordo com os números consolidados, a abstenção alcançou 27%.

O certame foi acirrado entre os dois primeiros colocados do pleito. Nas urnas do interior, Aldo Medeiros, que encabeçou a chapa 30 "Atitude OAB", venceu Paulo Coutinho da chapa 10 "Avança OAB" por apenas 38 votos. Já na capital a dianteira de Aldo sobre Coutinho foi de 227 votos, uma soma que garantiu sua vitória por 265 votos de maioria. 

"Conseguimos vencer uma eleição difícil, disputada por três chapas, algo que não acontecia há 18 anos. Quero agradecer a equipe pelo empenho e a confiança dos advogados que votaram com esperança na mudança. A partir de agora vamos trabalhar para unir a advocacia potiguar, inclusive vou fazer um convite público para Magna Letícia se integrar ao nosso trabalho. É fundamental que todos aqueles que tem o desejo de ver a OAB/RN percorrendo novos caminhos estejam juntos", declarou Aldo Medeiros logo após ser informado da vitória. 

Paulo Coutinho cumprimentou Aldo Medeiros assim que recebeu o resultado da apuração. "Tivemos 30 dias de uma campanha propositiva na qual prestamos contas de tudo que realizamos pela Seccional. Mas o processo democrático é assim. As urnas falaram e os advogados escolheram uma nova liderança. Parabenizo o candidato Aldo Medeiros pela vitória e desejo sucesso para sua gestão".

Magna Letícia disse que sua candidatura foi um instrumento de renovação para a Ordem. "Ficam muitas lições dessa campanha que enfrentamos de forma aguerrida. Talvez seja necessário compreender melhor o que a advocacia pensa. Mas, enfim, espero que a chapa 30 honre a vitória que alcançou perante a classe que espera muito da próxima administração. Que venham as mudanças prometidas e que as coisas não fiquem apenas no discurso", pontuou.

A nova diretoria da OAB-RN terá como vice-presidente Rossana Daly de Oliveira Fonseca, como secretário-geral João Victor de Hollanda Diógenes, Milena da Gama Fernandes Canto como secretária geral adjunta e Alexander Henrique Nunes Gurgel como tesoureiro. Na mesma chapa foram eleitos ainda como presidente e vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAARN) a advogada Monalissa Dantas Alves da Silva e Ricardo Victor Pinheiro de Lucena. O secretário geral da Caixa será Felipe Maciel Pinheiro Barros, o secretário geral adjunto, Roberto Lins Diniz, e o tesoureiro, Marcílio Mesquita de Góes.

 

 

+ Leia também

VOLTAR