Reconhecimento Advogados são homenageados na Câmara de Natal com a medalha do mérito Seabra Fagundes

Em alusão ao Dia do Advogado, a Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene nesta quinta-feira (9), por iniciativa da vereadora Ana Paula (PSDC), com o objetivo de destacar a importância da advocacia na formação da sociedade.

Na ocasião, foram homenageados 36 advogados com a Medalha do Mérito Dr. Miguel Seabra Fagundes. A solenidade contou com a presença de personalidades do Poder Judiciário potiguar e de autoridades representativas dos advogados e da comunidade natalense. 

Em seu discurso, a vereadora Ana Paula disse que num Estado de Direito, todos os cidadãos e cidadãs, inclusive as próprias autoridades políticas, estão sujeitos ao respeito das leis e regras estabelecidas. "E, para garantir o fiel cumprimento dessas leis e a defesa dos cidadãos e cidadãs contra a injustiça, a violência e a fraude, surge a imprescindível, fundamental e necessária figura do advogado. Cabe à atividade advocatícia ser uma espécie de negociadora, conciliadora ou defensora, capaz de solucionar conflitos entre partes opostas de uma questão", pontuou.

"Ser advogado é ser bom, quando necessário. Ser justo, sempre. Ser intransigente com a injustiça e a ilegalidade. Ser solidário com o inocente e duro com o infrator. Expressamos, neste ato solene, o nosso reconhecimento ao trabalho profícuo de cada advogado, ao tempo em que os parabenizamos por não se deixarem corromper no enfrentamento das adversidades cotidianas,das burocracias tecnológicas e da corrupção judiciária em nome desta profissão que é uma das mais nobres na garantia da democracia e defesa da população em geral", completou a parlamentar.

A homenagem à data foi instituída por Decreto Legislativo 1286/16, de autoria do ex-vereador Júlio Protásio, que criou a entrega da Comenda do Mérito ao Advogado Natalense, Dr. Miguel Seabra Fagundes. A Medalha faz menção ao desembargador Miguel Seabra Fagundes, que foi procurador do Tribunal Regional Eleitoral do RN, desembargador da Corte de Apelação, além de presidente do Conselho Federal da OAB e ministro da Justiça no governo do presidente Café Filho.

O presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (Avante), falou sobre a necessidade de existirem pessoas que se dediquem ao estudo do ordenamento jurídico. "Que é complexo, porque é complexa a vida em sociedade. Portanto, deixo aqui meus sinceros cumprimentos aos operadores do Direito que trabalham com competência e dedicação em diversas instituições públicas e privadas do Rio Grande do Norte”.

Ao fazer uso da palavra, o presidente da Seccional potiguar da OAB, Paulo Coutinho, disse que a advocacia é uma profissão que se dedica todos os dias a vencer desafios. "O mundo em plena transformação nos põe diante de novas demandas. Vivemos tempos de intensa metamorfose política, social e econômica em nosso país; poucas atividades sofreram tantas mudanças como a nossa. É por este motivo, que eu sempre digo: advocacia não é ofício para fracos. Sejamos, então, cada vez mais fortes na missão de acessar a justiça para quem precisa dela", frisou Coutinho.

Com informações da CMN 

 

 

+ Leia também

VOLTAR