Opinião A despedida de Dr. Eider Furtado...

Por Carlos Kelsen Silva dos Santos, advogado

Na última quarta-feira, dia 06/11/2019, às 19h, recebi a notícia do falecimento de Dr. Eider Furtado de Mendonça e Menezes. 

Considerando que a informação havia sido repassada em um grupo de Whatsapp, imediatamente tentei contato com alguns membros da família e logo tive a confirmação. Era realmente verdade...

Naquele instante, além de um aperto no peito, diversas lembranças boas vieram a minha mente. Afinal, os meus primeiros passos profissionais foram dados no escritório Eider Furtado Advocacia, na época localizado na Rua Mossoró esquina com a Prudente de Morais.

Lembrei do primeiro dia do meu estágio, em que conheci os integrantes de um dos mais renomados escritórios de advocacia do Estado, que era liderado por Dr. Eider Furtado.

Humildade, honestidade, companheirismo, preocupação em atender as necessidades dos outros, bondade e bom humor, sem dúvida, eram as suas maiores marcas.

Em uma profissão em que a vaidade, muitas vezes, supera o conhecimento, logo foi possível perceber que Dr. Eider Furtado, apesar do imenso conhecimento, nunca tinha ouvido falar de vaidade. A simplicidade, realmente, era a sua maior marca.

Durante 10 anos e 11 meses, posso dizer com toda a clareza, que aprendi o que era ser um verdadeiro ADVOGADO... As lições transmitidas por Dr. Eider Furtado eram diárias, até porque, dentre todos os integrantes do escritório, ele era o que não costumava faltar um único dia de expediente e que, ao chegar, fazia questão de entrar em cada sala para cumprimentar todos aqueles que ali se encontravam.

Recentemente, sem sequer perceber, estava eu repetindo esse costume ao chegar ao meu escritório, provando, assim, como as suas lições foram valiosas.

Diversas foram as oportunidades profissionais que ele fazia questão de proporcionar para aqueles que estavam ao seu redor. Perdi as contas dos inúmeros clientes que o procurava e ela batia na porta da minha sala, que era na frente da dele, e dizia: “amigo, esse é fulano, cuide bem dele.”

Embora afirmem que é egoísmo dizer que Dr. Eider Furtado não poderia ter nos deixado, já que possuía 96 anos, no mundo em que vivemos, encontrar pessoas com as características que ele possuía está ficando cada vez mais raro, razão pela qual precisamos eternizá-lo, possibilitando transmitir para as novas gerações lições tão simples, porém, transformadoras.

Finalizo esse pequeno texto, não apresentando sentimentos, porém parabenizando a família de Dr. Eider Furtado, pela honra e felicidade que vocês tiveram de ter um líder como ele. Exemplo de pai, avô, esposo, profissional, professor, companheiro e amigo.

Apliquem sempre as lições de Dr. Eider Furtado e, quando estiverem tristes, lembrem do tamanho da festa que deverá ter sido com a chegada dele como mais um anjo no céu.

Um forte abraço, um beijo no coração de todos e fiquem com Deus...

 

 

+ Leia também

VOLTAR